EU CONTO, TU CONTAS, ELE CONTA: A LEITURA COMPARTILHADA PARA A PROMOÇÃO DO PROTAGONISMO INFANTIL

Palavras-chave: Letramento emergente. Leitura compartilhada. Literatura. Linguagem.

Resumo

Antes da escolarização formal, as crianças já adquirem conhecimentos sobre aspectos da linguagem oral e escrita. Portanto, esta pesquisa objetiva verificar em que medida atividades com textos literários contribuem para o letramento emergente das crianças através da aplicação da escala de letramento emergente desenvolvida por Saint-Laurent, Giasson e Couture (1998). As atividades foram desenvolvidas em um projeto que envolve leitura compartilhada e inicialmente, foi aplicada a escala de letramento emergente aos participantes para verificar seu nível de letramento emergente. Em seguida, foram desenvolvidos momentos de leitura mediada, e por fim, foram analisadas as atividades realizadas pelos alunos, com o intuito de verificar se apresentavam evolução em relação aos resultados obtidos com a aplicação da escala. Ao final da pesquisa, os alunos demonstraram que possuíam habilidades de linguagem oral mais consolidadas, melhoraram suas construções narrativas, passaram de ouvintes para contadores de histórias e adquiriram conhecimentos sobre o mundo da escrita.

Biografia do Autor

Jéssica Maís Antunes, Feevale

Mestre em Letras, Universidade Feevale.

Rosemari Lorenz Martins, Feevale/Docente

Doutora em Letras Universidade Feevale.

Marinês Andrea Kunz, Feevale/Docente

Doutora em Linguística e Letras, Universidade Feevale.

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Publicado
2021-04-29