O RESPEITO À DIFERENÇA NO CONTO DE FADAS “A BELA E A FERA”
Resumo
Nesse artigo pautamos os aspectos conceituais acerca do respeito às diferenças, observando as características dos personagens principais que demarcam a diferenciação social no Conto “A Bela e a Fera”. Para isso, centramos teoricamente nossa discussão na análise interpretativa e descrição das características estruturais, além do conhecimento do enredo e da estrutura do conto, destacando a diferença como uma construção social que exclui, intimida e marginaliza os sujeitos que não se enquadram nos padrões sociais. Notadamente, em nossa análise, não perdemos de vista o encantamento com o universo do maravilhoso do conto de fadas. Nossa leitura aponta alguns elementos que caracterizam a oposição binária dentro da narrativa: beleza/feiura, bondade/maldade, gentileza/hostilidade, coragem/medo, compaixão/crueldade, inteligência/ignorância, branco/sombrio, generosidade/egoísmo, pureza/impureza, dentre outros. O conto nos faz entender que o respeito às diferenças coaduna com a necessidade de desmistificação de construtos ideais e deterministas de comportamento e atitudes para mulheres e homens presentes na obra.
Referências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.
BEAUMONT, Jeanne Marie Leprince de. A bela e a fera. In: CONTOS DE FADAS: de Perrault, Grimm, Andersen e outros. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
BETTELHEIM, Bruno. A Psicanálise dos contos de fadas. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2. ed. - Petrópolis, RJ : Vozes, 2008a.
______. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13 n. 37 jan./abr. p. 45 -56. 2008b.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004, p. 169-191.
________. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
CORSO, Diana Lichtenstein; CORSO, Mário. Fadas no Divã: psicanálise nas histórias infantis. Porto Alegre: Artmed, 2006.
COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infanto/juvenil. 4. ed. São Paulo: Ática, 1991.
________. O Conto de Fadas. 3. ed. São Paulo: Ática, 1998
________. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
________. Conto de fadas: símbolos mitos arquétipos. São Paulo: DCL, 2003.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio Século XXI Escolar: O minidicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
GADOTTI, Moacir. Diversidade Cultural e Educação para Todos. Juiz de Fora-MG: Graal. 1992.
GOMES, Nilma Lino. Diversidade e currículo. In: BRASIL. Indagações sobre currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
______. Nilma Lino. Educação e Diversidade Étnico-cultural. ___ In: BRASIL. Diversidade na Educação: reflexões e experiências. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2003.
KLAEGEN, Neila Aparecida. Discutindo a diversidade na sala de aula: o diferente nos filmes Infantis. Anais do XIII Encontro Nacional de didática e prática de ensino. Recife-PE. 23 a 26 de abril de 2006. Disponível em: http://endipe.pro.br/anteriores/13/posteres/posteres_autor/n_posteres_autor.htm Acesso em 11 de maio de 2017.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 17. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1986.
LIMA, Elvira Souza. Currículo e desenvolvimento humano. In: BRASIL. Indagações sobre currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
______. Apresentação: um eterno encantamento. In: CONTOS DE FADAS: de Perrault, Grimm, Andersen e outros. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. O desafio das diferenças nas escolas. 2. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
PICOLO, Sandra Regina; HIGASHI, Shizuko. A morfologia da Fera. Ângulo 136, Jan./Mar., 2014. p. 05-11. Disponível em: http://publicacoes.fatea.br/index.php/angulo/article/download/1211/948. acesso em 15 de maio de 2017.
SALDANHA, Diana Maria Leite Lopes; AMARILHA, Marly. O ensino de literatura no curso de Pedagogia: uma presença necessária. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 72, p. 151-167, nov./dez. 2018.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitanismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da.; HALL, Stuart.; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos ulturais. Petropolis, RJ: Vozes, 2005.
ZILBERMAN, Regina. A Literatura infantil na escola. 6. ed. São Paulo: Global, 1987.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).