O RESPEITO À DIFERENÇA NO CONTO DE FADAS “A BELA E A FERA”

Palavras-chave: Respeito à Diferença. Bela e Fera. Diferenciação Social.

Resumo

Nesse artigo pautamos os aspectos conceituais acerca do respeito às diferenças, observando as características dos personagens principais que demarcam a diferenciação social no Conto “A Bela e a Fera”. Para isso, centramos teoricamente nossa discussão na análise interpretativa e descrição das características estruturais, além do conhecimento do enredo e da estrutura do conto, destacando a diferença como uma construção social que exclui, intimida e marginaliza os sujeitos que não se enquadram nos padrões sociais. Notadamente, em nossa análise, não perdemos de vista o encantamento com o universo do maravilhoso do conto de fadas. Nossa leitura aponta alguns elementos que caracterizam a oposição binária dentro da narrativa: beleza/feiura, bondade/maldade, gentileza/hostilidade, coragem/medo, compaixão/crueldade, inteligência/ignorância, branco/sombrio, generosidade/egoísmo, pureza/impureza, dentre outros. O conto nos faz entender que o respeito às diferenças coaduna com a necessidade de desmistificação de construtos ideais e deterministas de comportamento e atitudes para mulheres e homens presentes na obra.

 

Biografia do Autor

Simone Cabral Marinho dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Docente do Departamento de Educação e dos Programa de Pós-graduação em Ensino – PPGE e Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido - PLANDITES, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN/Campus Pau dos Ferros. 

Luthiana Vieira da Silva Medeiros

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN/Câmpus Pau dos Ferros. 

José Raul de Sousa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Campus de Pau dos Ferros

Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN/Câmpus Pau dos Ferros. Especialista em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE/UERN/Câmpus Pau dos Ferros). Membro do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd). Atualmente é docente Departamento de Educação UERN/Câmpus Pau dos Ferros.

Nádia Farias dos Santos , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/Câmpus Apodi

Graduação em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP/1996). Especialização em Tecnologia Educacional (FIP/UFPB/1999) e em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase no Semiárido Paraibano (UFCG/2013). Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)/Câmpus Pau dos Ferros. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/Câmpus Apodi.

Referências

ABRAMOWICZ, Anete; RODRIGUES, Tatiane Cosentino; CRUZ, Ana Cristina Juvenal da. A diferença e a diversidade na educação. Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar. São Carlos, Departamento e Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, n. 2. p. 85-97, 2011

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.

BEAUMONT, Jeanne Marie Leprince de. A bela e a fera. In: CONTOS DE FADAS: de Perrault, Grimm, Andersen e outros. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

BETTELHEIM, Bruno. A Psicanálise dos contos de fadas. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2. ed. - Petrópolis, RJ : Vozes, 2008a.

______. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13 n. 37 jan./abr. p. 45 -56. 2008b.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004, p. 169-191.

________. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.

CORSO, Diana Lichtenstein; CORSO, Mário. Fadas no Divã: psicanálise nas histórias infantis. Porto Alegre: Artmed, 2006.

COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infanto/juvenil. 4. ed. São Paulo: Ática, 1991.

________. O Conto de Fadas. 3. ed. São Paulo: Ática, 1998

________. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

________. Conto de fadas: símbolos mitos arquétipos. São Paulo: DCL, 2003.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio Século XXI Escolar: O minidicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

GADOTTI, Moacir. Diversidade Cultural e Educação para Todos. Juiz de Fora-MG: Graal. 1992.

GOMES, Nilma Lino. Diversidade e currículo. In: BRASIL. Indagações sobre currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

______. Nilma Lino. Educação e Diversidade Étnico-cultural. ___ In: BRASIL. Diversidade na Educação: reflexões e experiências. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2003.

KLAEGEN, Neila Aparecida. Discutindo a diversidade na sala de aula: o diferente nos filmes Infantis. Anais do XIII Encontro Nacional de didática e prática de ensino. Recife-PE. 23 a 26 de abril de 2006. Disponível em: http://endipe.pro.br/anteriores/13/posteres/posteres_autor/n_posteres_autor.htm Acesso em 11 de maio de 2017.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 17. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1986.

LIMA, Elvira Souza. Currículo e desenvolvimento humano. In: BRASIL. Indagações sobre currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.

______. Apresentação: um eterno encantamento. In: CONTOS DE FADAS: de Perrault, Grimm, Andersen e outros. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. O desafio das diferenças nas escolas. 2. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

PICOLO, Sandra Regina; HIGASHI, Shizuko. A morfologia da Fera. Ângulo 136, Jan./Mar., 2014. p. 05-11. Disponível em: http://publicacoes.fatea.br/index.php/angulo/article/download/1211/948. acesso em 15 de maio de 2017.

SALDANHA, Diana Maria Leite Lopes; AMARILHA, Marly. O ensino de literatura no curso de Pedagogia: uma presença necessária. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 72, p. 151-167, nov./dez. 2018.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitanismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da.; HALL, Stuart.; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos ulturais. Petropolis, RJ: Vozes, 2005.

ZILBERMAN, Regina. A Literatura infantil na escola. 6. ed. São Paulo: Global, 1987.
Publicado
2021-01-21