A EDUCAÇÃO INFANTIL E A PANDEMIA DA COVID19: ENTRE O COTIDIANO DE UMA PRÉ-ESCOLA E AS FAMÍLIAS DOS ESTUDANTES
Resumo
Este artigo objetiva analisar as experiências com as atividades de cunho educativo em contexto emergencial na Educação Infantil durante a pandemia da COVID-19, sob o olhar da escola e de famílias. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com estudo de campo, desenvolvida a partir de ações educacionais num CMEI da cidade de Mandaguari, estado do Paraná. O estudo justifica-se pelas grandes mudanças na organização da Educação Infantil no período de suspensão de atividades presenciais e a organização da escola, professoras e famílias diante das atividades contingenciais. A cultura, a sociedade e as mudanças no processo de escolarização, com o uso de tecnologias digitais para atividades escolares emergenciais foram analisadas a partir de Certeau (1994), Benito (2017) e Anjos (2015; 2021), entre outros. A pandemia provocou mudanças na forma de organizar a educação, especialmente, no período em que o afastamento social foi necessário, como medida para conter a propagação do vírus. A educação infantil rapidamente se organizou para que as crianças recebessem atividades e a escola mantivesse vínculo com as famílias. Os resultados mostram que o uso das TDIC e os materiais impressos foram importantes para manter o contato com as famílias e criar ações inclusivas.
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Entrevistas
FAMÍLIA 1. Entrevista concedida para a pesquisadora. Formulário Google Drive, em 29 de maio de 2020.
FAMÍLIA 3. Entrevista concedida para a pesquisadora. Formulário Google Drive, em 29 de maio de 2020.
FAMÍLIA 4. Entrevista concedida para a pesquisadora. Formulário Google Drive, em 30 de maio de 2020.
FAMÍLIA 5. Entrevista concedida para a pesquisadora. Formulário Google Drive, em 31 de maio de 2020.
FAMÍLIA 10. Entrevista concedida para a pesquisadora. Formulário Google Drive, em 03 de junho de 2020.
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