ENSAIO CARTOGRÁFICO SOBRE A INFÂNCIA: O DESAFIO DA PESQUISA COM CRIANÇAS DA AMAZÔNIA PARAENSE

Palavras-chave: Pesquisa. Criança. Infância. Amazônia Paraense. Educação.

Resumo

A região Norte pelos espaços geográficos e as diversidades culturais têm sido um grande desafio para os pesquisadores da Educação que se dedicam aos estudos das infâncias em variadas condições sociais, históricas, políticas e culturais. Além das decisões metodológicas no decorrer do desenvolvimento da pesquisa, o pesquisador enfrenta outros desafios. Um deles é de desenvolver sistematicamente a pesquisa em contextos que exigem do pesquisador o compromisso ético de tempo e dedicação no ambiente de campo, no sentido de dar visibilidade as crianças e o caráter científico ao estudo. O presente artigo discute a partir da perspectiva da Sociologia da Infância as diversas possibilidades metodológicas e éticas desenvolvidas nas pesquisas com crianças sobre saberes, vivências cotidianas e culturas de inúmeras infâncias na Amazônia paraense, em espaços urbanos, de assentamentos, de florestas, de ilhas, de vilas, de comunidades indígenas e quilombolas, de zonas rurais e de fazendas, enfim, de uma grande polifonia de infâncias.

Biografia do Autor

Laura Maria Silva Araújo Alves, UFPA

Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Professora do Instituto de Ciências da Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará – UFPA.

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Publicado
2020-09-14
Seção
Artigos