A INTERCULTURALIDADE E SEUS LIMITES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA AMERICA LATINA.

  • Linda González

Resumo

Ao falar de políticas educativas diferenciadas destinadas às populações historicamente excluídas na América Latina surgem vários discursos. Um dos mais recentes é a interculturalidade como principio fundamentador da educação escolar indígena. Com este se propõe afirmar os direitos e pedagogias educativas próprias dos povos tradicionais, quebrando a imposição do conhecimento cientifico e monocultural, gerando espaços propícios para a reflexão e discussão da diversidade. Contudo, esta iniciativa confronta inúmeros obstáculos, principalmente ao se deparar com processos burocráticos que não conseguem reconhecer a educação tradicional, nem se desprender da ciência moderna como única forma de compreender o mundo. A partir de um breve estudo do contexto educativo escolar no marco dos países latino-americanos, desejo evidenciar os contrastes entre as definições normativas, legais e teóricas outorgadas à interculturalidade, e as dificuldades práticas das iniciativas educativas que surgem a partir dela.
Publicado
2017-11-07