REFUGIADOS: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE “MIGRAAAANTES” E “ÊXODOS”

Palavras-chave: Matéi Visniec. Sebastião Salgado. Relações. Migraaaantes. Êxodos.

Resumo

O presente artigo dedica-se a estabelecer paralelos entre a obra “Migraaaantes” (2016) de Matéi Visniec e a série “Êxodos” (2000) de Sebastião Salgado, refletindo acerca das subjetividades que compõem essa trama e de que maneira singularidades como a dor, o exílio e a poética podem alcançar o espectador, compreendendo o que isso é capaz de despertar e reverberar. É apresentado um pequeno panorama biográfico dos dois artistas e uma análise de trechos da dramaturgia Migraaaantes relacionando-a com cinco fotos do livro Êxodos. Diante desses suportes é possível estabelecer relações entre estética, procedimentos cênicos, criticidade, direitos humanos e sensibilidade na arte.

Biografia do Autor

Marcos Clóvis Fogaça, Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro (UNIRIO)

Mestrando em Ensino de Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professor de Educação Básica e Professor Tutor EaD na Licenciatura em teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É integrante do GIAPE (Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais, UFSCAR, Sorocaba, SP).  

Letícia Astolfi de Oliveira, Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa (ESTC-IPL)

Mestranda em Teatro e Comunidade pela Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa (ESTC-IPL). Professora de Expressões Artísticas no âmbito de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) em Escola Básica de Montijo, Portugal.

Lorena Silva Siqueira, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/São Paulo)

Graduada em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente cursando Pós-graduação em Arte-Educação pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/São Paulo).  

Jhenifer Kethlen Severo Bispo, Ale Hänel Oficina de Atores

Graduada em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi. Professora de teatro da Ale Hänel Oficina de Atores.

 

Referências

ALMEIDA, Debora. POR TRÁS DA FOTOGRAFIA DE SEBASTIÃO SALGADO: Uma análise semiótica Rev. Conexão Eletrônica – Três Lagoas, MS – Volume 13 – Número 1 – Ano 2016.

ALBORNOZ, Carla. Sebastião Salgado: o problema da ética e da estética na Fotografia Humanista. Contemporânea, 2005.

BOGART, Anne. A Preparação do Diretor: sete ensaios sobre arte e teatro; tradução Anna Viana. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2011.

COSTA, Cristina. Questões de Arte: a natureza do belo, da percepção e do prazer estético. São Paulo: Moderna, 2011.

FRANKL, Viktor E..Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2018.

LUFT, Celso Pedro. Minidicionário Luft. São Paulo: Atica, 21ªed, 2005.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 26 ed, 2011.

ROSSI, Maria Helena Wagner. Imagens que falam: leitura de Arte na escola. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2009.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2003.

SALGADO, Sebastião. Retratos de crianças do êxodo. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SALGADO, Sebastião. Êxodos. São Paulo: Cia das letras, 2000.

VISNIEC, Matéi. Matéi Visniec na Bahia. [Entrevista concedida a Martin Domecq] Repertório, Salvador, nº 23, p.211-216, 2014.2.

Webgrafia

A Cultura Machista como Causa. Senado Federal. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/institucional/omv/entenda-a-violencia/a-cultura-machista-como-causa acessado em 14/05/2019. Acesso em: 21 de março de 2019.

COELHO, Tiago da Silva. Os Retirantes de Portinari e a questão da seca no Brasil. Disponível em: http://www.encontro2010.rj.anpuh.org. Acesso em: 20 de Abril de 2019.

Cresce o nº de mulheres vítimas de homicídio no Brasil; dados de feminicídio são subnotificados. O Globo. Disponível em: https://g1.globo.com/monitor-da-violencia/noticia/cresce-n-de-mulheres-vitimas-de-homicidio-no-brasil-dados-de-feminicidio-sao-subnotificados.ghtml. Acesso em: 20 de Abril de 2019.

Declaração Universal do Direitos Humanos. Dhnet. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/deconu/textos/integra.htm Acesso em: 20 de março de 2019.

GALANTE, Camylla. Matéi Visniec e o Teatro Contemporâneo. Disponível em: http://www.abralic.org.br/anais/?ano=2017. Acesso em: 10 de março de 2019.

LAVARDA, Marcus Túlio Borowiski. Entre a prática e o discurso: as contradições de Sebastião Salgado. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/sul2017/resumos/R55-0285-1.pdf acesso em: 11 de abril de 2019.

PASINATO, Wânia. “Femicídios” e as mortes de mulheres no Brasil. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/cpa/n37/a08n37.pdf. Acesso em: 21 de março de 2019.

REIGO, Keicy. A Fotografia Humanista de Sebastião Salgado: Os Migrantes e os Sem-terra no Ensaio Terra. Disponível em: https://security.ufpb.br/cj/contents/tcc/monografia-keicy-rego-a-fotografia-humanista-de-sebastiao-salgado-versao-definitiva-para-coordenacao.pdf/view. Acesso em: 15 de Março de 2019.

Publicado
2022-05-17