A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Plano Nacional de Educação. Tecnologia de informação e comunicação.

Resumo

Analisou-se a democratização da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) frente ao Plano Nacional de Educação (2014-2024), a problemática da pesquisa se deu em: como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pode democratizar a educação profissional e dá suporte no processo de ensino-aprendizagem aos estudantes, respeitando todos os princípios e deveres de uma formação humana integral, politécnica e omnilateral? Para responder a essa pergunta foram feitas pesquisas de caráter bibliográfico e documental, com apoio nos estudos de relevantes autores da educação profissional. Teve como objetivo uma análise histórica da educação profissional e tecnológica no Brasil e relacionar sua democratização por meio das TIC aplicadas a um ensino médio integrado à educação profissional. Como resultado, a educação profissional pode ser auxiliada pelas TIC para um aprendizado significativo em um ensino médio integrado. No mais, precisa-se de políticas públicas voltadas para a EPT, com o objetivo de ampliar a oferta de ensino e que garanta qualidade.

Biografia do Autor

Paulo Ricardo Da Silva Pontes, Instituto Federal do Tocantins

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Tocantins. 

Jair José Maldaner, Instituto Federal do Tocantins

Doutor em Educação, Instituto Federal do Tocantins. 

Rivadavia Porto Cavalcante, Instituto Federal do Tocantins

Doutor em Linguística e Práticas Sociais, Instituto Federal do Tocantins. 

Valci Ferreira Victor, Instituto Federal do Tocantins

Doutor em Engenharia Elétrica, Instituto Federal do Tocantins. 

Referências

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Publicado
2021-08-27
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos