ANALISANDO O DISCURSO: LINGUÍSTICA OU PROPOSICIONAL?

Palavras-chave: Educação. Pesquisa Qualitativa. Linguística. Análise do Discurso. Análise Proposicional do Discurso.

Resumo

A pesquisa em educação deve estar em consonância com as mudanças que acontecem na sociedade, nos âmbitos social, cultural e histórico. Para tanto, é necessário que mais pesquisas qualitativas sejam desenvolvidas, a fim de investigar os sujeitos que são parte dessas mudanças, como os professores e os alunos. Na abordagem qualitativa, os questionários e as entrevistas se destacam entre os instrumentos de coletas de dados, e existem variadas técnicas para analisar o que foi colhido pelo pesquisador. Esse artigo, então, se propõe a apresentar as premissas e diferenças de duas técnicas, a análise do discurso e a análise proposicional do discurso, por meio de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica. Os resultados considerados apontam que as ambas apresentam resultados consideráveis e rigorosos para a pesquisa qualitativa, sendo que a análise do discurso se mostra mais adequada para textos falados, enquanto a análise proposicional do discurso trabalha melhor com dados escritos.

Biografia do Autor

Fabielle Rocha Cruz, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Letras Português/Inglês, Pós-Graduada em Educação bilíngue. Mestranda em Educação na Universidade Federal do Paraná. Tutora da Graduação, no Centro Universitário Internacional UNINTER. 

Jacques de Lima Ferreira, Universidade Federal do Paraná, Centro Universitário Curitiba

Pós-Doutor pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação (Profissional e Acadêmico) da Universidade Federal do Paraná. Coordenador do Curso de Licenciatura em Pedagogia do UNICURITIBA. 

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Publicado
2021-06-28