INTOLERÂNCIA RACIAL E DISCRIMINAÇÃO RELIGIOSA EM ESPAÇO ESCOLAR NA ILHA DE MOSQUEIRO, BELÉM-PA
Resumo
O artigo apresenta uma pesquisa realizada numa Escola Pública, em Mosqueiro, em Belém-PA, cujo objetivo foi identificar os conflitos, frutos das relações de poder – preconceito, discriminação e intolerância religiosa – que atingem os estudantes adeptos da Umbanda. Para isso, foram utilizados questionários e grupo focal para conhecer os sujeitos e suas vivências relacionadas aos reflexos sociais de sua religiosidade. Assim, a partir dos resultados, é fato que a escola precisa voltar o olhar para esses conflitos a fim de garantir o respeito à pluralidade religiosa, no ambiente escolar, considerando que este, também, é seu papel na construção de uma sociedade democrática.
Referências
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 9 nov. 2018.
DICIONARIO ACADÊMICO DE LATIM-PORTUGUES / PORT-LAT. Porto: Porto Editora, 1963.
EMMERICK, Rulian. As relações Igreja/Estado no Direito Constitucional Brasileiro. Um esboço para pensar o lugar das religiões no espaço público na contemporaneidade. Revista Latinoamericana-Sexualidad, Salud y Sociedad, Rio de Janeiro, n. 5, p.144-172, 2010.
GIUMBELLI, Emerson. Símbolos religiosos em controvérsias. São Paulo: Terceiro Nome, 2014.
MARIANO, Ricardo. Secularização do Estado, liberdades e pluralismo religioso, 2002. Disponível em: http://www.naya.org.ar/congresso2002/ponencias/ricardo_mariano.htm. Acesso em: 7 ago. 2005.
MIRANDA, Ana Paula Mendes. Motivo presumido: sentimento, identidade religiosa e estigmatização escolar no Rio de Janeiro. Dilemas-Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, Rio de Janeiro, n. 1, p. 139-164, 2015. Edição Especial.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (org.). Epistemologias do sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009. p.74-117.
SILVA, Anaíza Vergolino e. Tambor das flores: uma análise da federação espírita umbandista e dos cultos afro-brasileiros do Pará (1965-1975). Belém: Paka-Tatu, 2015.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).