O SIGNIFICADO DE ESCOLA JUSTA PARA ESTUDANTES DA ESCOLA BÁSICA AMAZÔNIDA E A ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS

Palavras-chave: Educação e Justiça. Justiça Social. Escola Justa. Cidadania. Gestão Educacional.

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados iniciais da pesquisa intitulada “Os significados de escola justa para estudantes e professores brasileiros da Educação Básica, para verificar o significado que estudantes e professores do ensino médio público e privado atribuem para justiça; identificar suas representações a respeito de escola justa e, discutir a organização escolar, a partir dos significados de escola justa atribuídos por esses sujeitos”. Nosso estudo privilegia o emprego de técnicas qualitativas para a obtenção de informações recaiu sobre a estruturação da experiência escolar no sentido de tornar visíveis as (in)justiças que a compõem, sejam elas relacionadas com as (des)igualdades, com a redistribuição, com a falta de reconhecimento, com o desrespeito, com a não participação nos órgãos de decisão. Aqui, apresentamos os resultados referentes às percepções que estudantes da escola básica amazônida expressam sobre justiça, injustiça e escola justa.

Biografia do Autor

Dinair Leal da Hora Hora, UFPA

Pós-Doutoramento em Administração Escolar e Economia da Educação pela USP e em Sociologia das Organizações Educativas pela UMINHO. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Docente Permanente da Universidade Federal do Pará nos Programas de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica e Educação na Amazônia.

Luziane Said Cometti Lélis, Secretaria de Estado de Educação do Pará

Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Pará. Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação do Município de Belém (PA) e Docente da Secretaria de Estado de Educação do Pará.

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Publicado
2020-09-14
Seção
Artigos