PROCESSO DE APRENDIZAGEM E SUA IMPORTÂNCIA NA INSERÇÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE ACERCA DA MATERIALIZAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CARUARU-PE

Palavras-chave: Direitos Fundamentais. Educação. Socialização. Família. Escola.

Resumo

Esse estudo analisa a eficácia do direito à educação diante do conjunto de normas que o elevam ao posto de garantia fundamental, observando os desdobramentos causados ao processo de socialização dos pesquisados. A aprendizagem foi interpretada a partir do seu caráter transformador que possibilita a participação ativa na realidade, fundado nas teorias de Paulo Freire, Hannah Arendt e Ivan Illich, reconheceu também que esse processo ultrapassa o ambiente escolar, assim as relações familiares e a interações sociais foram essenciais para compreensão do acesso desse direito pelas crianças e adolescentes. O artigo 6º da CF/1988 serviu de ponto de partida para a análise legal. A pesquisa é do tipo exploratório, os dados foram colhidos de forma quanti-qualitativa. Ao término do estudo foram identificadas circunstâncias vulnerabilizantes, que impactam o acesso à educação dos pesquisados.

 

Biografia do Autor

Arquimedes Fernandes Monteiro de Melo, Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES/UNITA)

Doutor em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente pelo Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES/UNITA), Caruaru (PE), Brasil.

Rodrigo Guerra Lima, Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES/UNITA)

Graduado em Direito pelo Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES/UNITA). Advogado, possui experiência na área penal e cível. 

Referências

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Publicado
2021-12-16
Seção
Artigos