IDENTIDADES NEGRAS NO CURRÍCULO DE UMA ESCOLA QUILOMBOLA: POR QUE CONTAR HISTÓRIAS?

Resumo

Resumo:

 

Este trabalho é um recorte do projeto de extensão Contos, Causos e Histórias do Quilombo do Oitero, ainda em desenvolvimento em uma comunidade quilombola de Penedo/AL. O referido projeto busca auxiliar a comunidade quilombola do Oitero/Penedo no resgate da Identidade Negra. Como metodologia recorremos a pesquisa qualitativa interventiva, a partir do mergulho no cotidiano da escola quilombola. Neste contexto, buscamos refletir sobre experiências vivenciadas no âmbito da Escola Quilombola de Ensino Fundamental Irmã Jolenta, apresentamos aqui momentos de contações de histórias com temáticas negras, originárias da própria comunidade para aos estudantes. Entendemos que o contato com a literatura tradicional da comunidade possibilitará as crianças quilombolas compreender os elementos culturais dos seus antepassados, que acreditamos ser indispensáveis para o resgate da identidade negra, sobretudo para os jovens que desconhecem suas raízes e culturas.

 

 

Palavras-chave: Escola Quilombola, Histórias negras, Currículo, Identidade.

 

Biografia do Autor

Valéria Campos Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas

Valéria Campos Cavalcante

 Atualmente é professora Efetiva da Universidade
Federal de Alagoas, Unidade Penedo. Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, com ênfase em Formação de Professores.  Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação CEDUUFAL,Possui Mestrado em Educação CEDUUFAL(2009), graduação em Pedagogia e Letras. Especialização em Formação de Professores da EJA CEDUUFAL (2006). Está Vinculada aos grupos de pesquisas Teorias e Práticas em Educação de Jovens e Adultos e Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos.Atuando principalmente nos seguintes temas: EJA, Gestão Escolar, Currículo, sujeitos EJA, formação de professores, Pesquisa Educacional e Diversidades.

Referências

Referências

ALVES, Nilda. Sobre redes de conhecimento e currículo em rede. Revista de Educação da AEC. Brasília, v. 31, n. 122, p. 94-107, jan./mar.2002.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: a arte de fazer. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas, tradução de Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.

FREIRE, Paulo. Sobre educação: diálogos (Paulo Freire e Sérgio Guimarães). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de. Pesquisa Colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livro editora, 2008.

MUNANGA, Kapenguele. Apresentação. In: MUNANGA, K. (Org.) Superando o racismo na escola. 2.ed. Brasília: Ministério da Educação, SECAD, 2005.

QUIRINO, Dayse Rodrigues. Cotidiano e violência simbólica: a desconstrução do preconceito étnicorracial nas escola.Recife: Ed. Universitária UFPE, 2014. 175p.: il. – (Coleção Étno-racial).

SILVA, E.H.; BARBALHO, J.I.S.(Orgs.). Educação e Diversidades um diálogo necessário na Educação Básica.1.ed. Maceió: EDUFAL, 2015.

OLIVEIRA, Inês B. Currículos praticados: entre a regulação e a emancipação. Rio de Janeiro: DP & Alii, 2003.

___________. O currículo como criação cotidiana. Rio de Janeiro: DP & Alii, 2012.

SANTOS, Boaventura de Souza. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. In: Revista Crítica de Ciências Sociais, 2002.

SILVA, Ana Célia da. A desconstrução da discriminação no livro didático. In: MUNANGA, K. (Org.) Superando o racismo na escola. 2.ed. Brasília: Ministério da Educação, SECAD, 2005.

Publicado
2017-10-27