“A PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS”: CORPO E TERRITÓRIO NA IDENTIDADE QUILOMBOLA INFANTIL

  • Marcia Lúcia anacleto de Souza Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Este artigo aborda a compreensão da identidade quilombola a partir da observação e escuta de um grupo de crianças da comunidade remanescente de quilombo Brotas, localizada dentro da cidade de Itatiba/SP. Dentre as experiências das crianças em torno da identidade e da relação com o território quilombola, abordo o aspecto ligado ao corpo como lugar que informa quem é na relação com o Outro. Para compreender este processo que informa a terra como lugar da identidade, primeiramente, apresento a história remota e recente do Quilombo Brotas e, em seguida, um episódio da pesquisa em que as crianças dialogaram comigo sobre o processo identitário que subjaz suas experiências infantis, e revelam a importância da escola como espaço de educação e construção das identidades.

Biografia do Autor

Marcia Lúcia anacleto de Souza, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação/UNICAMP, membro do GEPEDISC - Linha Culturas Infantis, do Departamento de Ciências Sociais e Educação - UNICAMP.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA. Terra de Quilombos. RJ: DECANIA CFCH/UFRJ, Julho 1995.

BENTO, Maria Ap. S.. A identidade racial em crianças pequenas. IN: BENTO, Maria Aparecida S. (orgs.). Educação Infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. SP: CEERT, 2011, p. 98-117.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 05 de outubro de 1988. SP: Saraiva, 1997, 16ª edição.

COHN, Clarice. Antropologia da Criança. RJ: Zahar, 2005.

CORSARO, Willian A. Sociologia da infância. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

DELALANDE, Julie. Aprender entre crianças: o universo social e cultural do recreio. IN: LOPES, Jader J. M., MELLO, Marisol B. de. (orgs.). O jeito que nós crianças pensamos sobre certas coisas: dialogando com lógicas infantis. RJ: Rovelle, 2009, p. 23-41.

GOBBI, Márcia. Lápis vermelho é de mulherzinha: desenho infantil, relações de gênero e educação infantil. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação). Campinas: SP, Faculdade de Educação/UNICAMP, 1997.

GOMES, Nilma L. Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2008 (2ª edição).

GUSMÃO, Neusa M. M. de. Socialização e recalque: a criança negra no rural. Cadernos Cedes. Campinas, n.32, 1993.

ITESP. Instituto de Terras do Estado de São Paulo. Relatório Técnico-Científicos sobre os Remanescentes da Comunidade de Quilombo Brotas/Itatiba-SP. Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo “José Gomes da Silva”. Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania. São Paulo, nov./2004.

FINCO, Daniela; FARIA, Ana Lúcia G. Sociologia da Infância Brasil. Campinas: SP, Autores Associados, 2011.

KUPER, Adam. Cultura, a visão dos antropólogos. Bauru, SP: EDUSC, 2002.

LEITE, Ilka B.. Os quilombos no Brasil: questões conceituais e normativas. Textos e Debates. Florianópolis: UFSC (Núcleo de Estudos sobre Identidade e Relações Interétnicas), n.° 07, 2000.

MARTINS, José de Souza. O Massacre dos Inocentes – a criança sem infância no Brasil. São Paulo: Editora Hucitec, 1993, 2ª edição.

NOAL, Miriam L. as crianças guarani/kaiowá – o mito reko na Aldeia Pirakuá/MS. 2006. Tese (Doutorado em Educação). Campinas:SP, Faculdade de Educação/UNICAMP, 2006.

NUNES, Ângela. No tempo e no espaço: brincadeiras das crianças Aúwe Xavante. IN: SILVA, Aracy L. (org.). Crianças indígenas: ensaios antropológicos. SP: Global Editora, 2002, p. 64-99.

OLIVEIRA, Fabiana. Um estudo sobre a creche: o que as práticas educativas produzem e revelam sobre a questão racial? 2004. Dissertação (Mestrado em Educação). São Carlos: CECH/UFSCar, São Carlos, 2004.

PAULA, Elaine de. “VEM BRINCAR NA RUA!” Entre o Quilombo e a Educação Infantil: capturando expressões, experiências e conflitos de crianças quilombolas no entremeio desses contextos. 2014. Tese (Doutorado em Educação). Florianópolis: Centro de Ciências da Educação/PPGE/UFSC, 2014.

PIRES, Flávia. Quem tem medo de mal-assombro? Religião e Infância no Semiárido Nordestino. 2007. Tese (Doutorado em Antropologia Social). Rio de Janeiro. PPGAS – Museu Nacional/UFRJ, 2007.

PRADO, Patrícia D. Contrariando a idade: condição infantil e relações etárias entre crianças pequenas da Educação Infantil. 2006. Doutorado. Campinas: SP, Faculdade de Educação/UNICAMP, 2006.

SARMENTO, Manuel J. Gerações e Alteridade: interrogações a partir da Sociologia da Infância. Educação & Sociedade. Campinas: SP, vol. 26, n. 91, p. 61-378, Maio/Ago. 2005.

SOUZA, Márcia L. A. de., GUSMÃO, Neusa M. M. de. Identidade quilombola e processos educativos presentes num quilombo urbano: o caso do Quilombo brotas. Educação & Linguagem, São Bernardo do Campo, v.1, n. 1 (1998), p. 75-93, 2010.

SOUZA, Márcia L. A. de. Educação e Identidade no Quilombo Brotas. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação). Campinas: SP, Faculdade de Educação/UNICAMP, 2009.

SANTIAGO, Flávio. O meu cabelo é assim... igualzinho o da bruxa, todo armado: hierarquização e racialização das crianças pequenininhas negras da educação infantil. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação). Campinas: SP, Faculdade de Educação/UNICAMP, 2014.

Publicado
2017-10-27