A AUTORIA EM UMA REDAÇÃO INDÍGENA NA COMUNIDADE JURUNA: PERSPECTIVAS E INDÍCIOS

  • Lígia Egídia Moscardini Universidade Estadual Paulista

Resumo

Este artigo tem, como objetivo, debater sobre questões sobre autor e autoria em uma redação de um aluno indígena. Para isso, primeiramente, investigamos a noção de autor na visão clássica de Foucault (2001) e, em seguida, observar o modo como como tais noções estão presentes em textos escolares de acordo com Orlandi (1987), Pfeiffer (1995), Possenti (2002) e Possenti (2016), bem como as exigências e condições que a escola oferece para que o aluno se torne um escritor competente. Em seguida, busca-se evidenciar, por meio do Paradigma Indiciário, sobre o que faz um texto escolar ter indícios de autoria para então se investigar traços de autoria na última versão de um texto, em português como segunda língua, escrito por um aluno da escola juruna em oficina de produção textual ministrada em julho de 2013.

Biografia do Autor

Lígia Egídia Moscardini, Universidade Estadual Paulista
Lígia Egídia Moscardini é doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp/Araraquara e Professora de Educação Básica II de Língua Portuguesa. Vem realizando estudos acerca de autoria em textos de língua portuguesa escritos por indígenas. Áreas de interesse: Línguística e Ensino, Metodologias em Produção de Texto, Educação Escolar Indígena, Português enquanto Segunda Língua

Referências

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PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CENTRAL KAMADU POVO YUDJA. Aldeia Tuba Tuba. Mato Grosso. 2008

Publicado
2017-11-07