ADOECIMENTO NO TRABALHO: OS IMPACTOS DA VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DOS ATENDENTES DE UMA CENTRAL DE ATENDIMENTO NO TOCANTINS

Palavras-chave: Condições de trabalho. Violação de direitos. Teleatendentes.

Resumo

Desde a década de 1990, o setor de serviços de teleatendimento vem demonstrando trajetória crescente. Essa expansão tem provocado transformações no mundo do trabalho e as disposições legais surgem para garantir os direitos dos trabalhadores. Em relação à saúde, segurança e conforto, existem parâmetros que orientam o ambiente físico e a organização do trabalho. Esse é o cenário que instigou o desenvolvimento dessa pesquisa, que, guiada pelas categorias de análise da QVT de Walton e pela NR 17, buscou averiguar se os atendentes de uma central de atendimento no Tocantins estão usufruindo de seus direitos. Para tanto, utilizou-se a metodologia quantitativa, através da aplicação de um questionário junto a atendentes da referida central de atendimento. Participaram da pesquisa 65 pessoas. Os resultados apontam que o não cumprimento dos parâmetros estabelecidos no Anexo II da NR 17 tem provocado efeitos negativos sobre a qualidade de vida dos atendentes.  

Biografia do Autor

Bruna de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Mestra em Desenvolvimento Regional (UFT), Graduada em Ciências Econômicas (UEG). Professora

do curso de Ciências Sociais da UFT.

Esdras Neres Ribeiro, FAPAL

Graduada em Administração (FAPAL).

Referências

AMORIM, J.C.de. Motivação e qualidade de vida no trabalho: um estudo no setor de saneamento ambiental em uma empresa do segmento de call center em Brasília. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração de Empresas) do UniCEUB – Centro Universitário de Brasília, DF, 2013.

AZEVEDO, M.C.de; CALDAS, M.P. O discurso evolucionista e a prática involutiva: um estudo empírico sobre o impacto de mudanças tecnológicas sobre o desenho do trabalho em call centers. Revista de Administração Contemporânea, 2005.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal, 2016.

BRASIL. Aprova as Normas Regulamentadoras – NR do Capítulo V, Título II, da Consolidação das Leis do Trabalho, relativas à Segurança e Medicina do Trabalho. Portaria nº 3.214, de 8 de junho de 1978.

______ . Anexo II da Norma Regulamentadora nº 17 - Trabalho em Teleatendimento/Telemarketing. Portaria nº 9, de 30 de março de 2007.

DANTAS, E.B. Telemarketing: a chamada para o futuro. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2000.

DEJOURS, C. A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. São Paulo: Cortez-Oboré, 1997.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas S.A., 2002.

HIRATA, H. Globalização e divisão sexual do trabalho. Cadernos Pagu, 2001/2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-83332002000100006&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 20 set. 2019.

MATOS, F.G.de. Fator quociente de felicidade: ciclo de felicidade no trabalho. São Paulo: Makron Books, 1997.

MINISTÉRIO DA FAZENDA. Anuário estatístico da Previdência Social. Brasília: Dataprev, 2017.

MOCELIN, D.G.; SILVA, L.F.S.C.da. O telemarketing e o perfil sócio ocupacional dos empregados em call centers. Caderno CRH, 2008.

OIT - ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. A prevenção das doenças profissionais. Disponível em: https://www.ilo.org/lisbon/lang--pt/index.htm Acesso em 20 set. 2019.

ONU - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração universal dos Direitos Humanos. Rio de Janeiro: UNIC, 2009.

PERES, C.C.; MARINHO, A.S.; CAVALCANTE, E.F.; ROCHA, L.E. Uma construção social: o anexo da norma brasileira de ergonomia para o trabalho dos operadores de telemarketing. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, 2006.

RODRIGUES, M.V.C. Qualidade de vida no trabalho: Evolução e análise no nível gerencial. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

STONE, B.; WYMAM, J. Telemarketing: a bíblia do marketing. São Paulo: Nobel, 1992.

WALTON, R. Quality of workine, Sloan Mangement Review. 15: 11-21, 1973.

ZARIFIAN, P. Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2001.

ZILIOTTO, D.M.; OLIVEIRA, B.O.de. A organização do trabalho em call centers: implicações na saúde mental dos operadores. Revista Psicologia, 2014.

Publicado
2020-12-21