ADOECIMENTO NO TRABALHO: OS IMPACTOS DA VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DOS ATENDENTES DE UMA CENTRAL DE ATENDIMENTO NO TOCANTINS
Resumo
Desde a década de 1990, o setor de serviços de teleatendimento vem demonstrando trajetória crescente. Essa expansão tem provocado transformações no mundo do trabalho e as disposições legais surgem para garantir os direitos dos trabalhadores. Em relação à saúde, segurança e conforto, existem parâmetros que orientam o ambiente físico e a organização do trabalho. Esse é o cenário que instigou o desenvolvimento dessa pesquisa, que, guiada pelas categorias de análise da QVT de Walton e pela NR 17, buscou averiguar se os atendentes de uma central de atendimento no Tocantins estão usufruindo de seus direitos. Para tanto, utilizou-se a metodologia quantitativa, através da aplicação de um questionário junto a atendentes da referida central de atendimento. Participaram da pesquisa 65 pessoas. Os resultados apontam que o não cumprimento dos parâmetros estabelecidos no Anexo II da NR 17 tem provocado efeitos negativos sobre a qualidade de vida dos atendentes.
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