DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS À EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

  • José Valdir Jesus de Santana Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Benedito Gonçalves Eugênio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Maria de Fátima De Andrade Ferreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Cleide Santos Silva Reis Prefeitura Municipal de Itapetinga-BA
  • Jussara Tânia Silva Moreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumo

Nesta pesquisa, de caráter bibliográfico, tivemos como objetivos identificar e analisar as políticas educacionais produzidas em torno da educação escolar quilombola e do como essas políticas estão articuladas ao campo da educação para as relações étnico-raciais em nosso país, especialmente a partir da implementação da Lei 10.639/03, que instituiu a obrigatoriedade do ensino da História da África e da Cultura Afro-Brasileira ao longo da Educação Básica. Ademais, buscamos recuperar o debate em torno das denominadas comunidades remanescentes de quilombo, que se tornam oficialmente reconhecidas na Constituição Federal de 1988. É a partir desse reconhecimento que se começa a delinear uma proposta de educação escolar quilombola que deve ser construída na perspectiva da diferença e tendo como princípios a valorização das identidades, da tradição e da cultura destas comunidades. Acreditamos que a educação quilombola e para os quilombolas deve se constituir na perspectiva da diferença e da especificidade, posto que deverá atender ao plano da diferença constitutiva dos modos de existência dessas comunidades que se apresentam tão diversos no território brasileiro e latino-americano.

Biografia do Autor

José Valdir Jesus de Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Graduado em Pedagogia e mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia; doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos; professor adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade; dedica-se a estudos e pesquisas sobre educação e relações étnico-raciais; educação escolar quilombola; educação escolar indígena; antropologia e educação e educação, gênero e sexualidade.
Benedito Gonçalves Eugênio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, do curso de Pedagogia, do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade, Programa de Pós-Graduação em Ensino. Dedica-se a estudos e pesquisas sobre Educação e Relações Étnico-raciais; políticas de ação afirmativa; educação escolar quilombola.
Maria de Fátima De Andrade Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia; professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais; dedica-se a estudos e pesquisas sobre educação e relações étnico-raciais; educação, gênero e violência; educação escolar quilombola.
Cleide Santos Silva Reis, Prefeitura Municipal de Itapetinga-BA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Jussara Tânia Silva Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; professora assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; dedica-se a estudos e pesquisas sobre memória e educação; memória e religião; educação e relações étnicas

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Publicado
2017-10-27