DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS À EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
Resumo
Nesta pesquisa, de caráter bibliográfico, tivemos como objetivos identificar e analisar as políticas educacionais produzidas em torno da educação escolar quilombola e do como essas políticas estão articuladas ao campo da educação para as relações étnico-raciais em nosso país, especialmente a partir da implementação da Lei 10.639/03, que instituiu a obrigatoriedade do ensino da História da África e da Cultura Afro-Brasileira ao longo da Educação Básica. Ademais, buscamos recuperar o debate em torno das denominadas comunidades remanescentes de quilombo, que se tornam oficialmente reconhecidas na Constituição Federal de 1988. É a partir desse reconhecimento que se começa a delinear uma proposta de educação escolar quilombola que deve ser construída na perspectiva da diferença e tendo como princípios a valorização das identidades, da tradição e da cultura destas comunidades. Acreditamos que a educação quilombola e para os quilombolas deve se constituir na perspectiva da diferença e da especificidade, posto que deverá atender ao plano da diferença constitutiva dos modos de existência dessas comunidades que se apresentam tão diversos no território brasileiro e latino-americano.Referências
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