O VIÉS IDEOLÓGICO NOS DISCURSOS DE ELEITORES DA EXTREMA-DIREITA NAS ELEIÇÕES DE 2018

Palavras-chave: Análise Crítica do Discurso (ACD). Ideologia. Intertextualidade.

Resumo

Este artigo analisa ideologias presentes nas construções discursivas proferidas por eleitores do presidenciável Jair Messias Bolsonaro numa matéria veiculada no jornal on-line da Folha de S. Paulo. O referencial teórico está ancorado na Análise Crítica do Discurso (ACD), proposta por Norman Fairclough (2001), em diálogo com os modos de operação da ideologia e de suas estratégias, desenvolvidos por Thompson (1990). Como metodologia, o material de análise parte das intertextualidades presentes no texto, isto é, referem-se às falas dos entrevistados sobre o candidato à presidência. A pesquisa desenvolvida constatou que os eleitores parecem estar alinhados às crenças e valores postulados pelo candidato e, ainda, que as ideologias manifestadas se tornam possíveis a partir da oposição a outras, especialmente às figuras do Lula e do PT.

Biografia do Autor

Felipe de Souza Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei

Licenciado em Letras-Inglês pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ/CAPES).

Igor Pires Zem El-Dine, UFSJ

Licenciado em Letras-Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ/CAPES).

Sarah Ferreira Rodrigues, Universidade Federal de São João del-Rei

Bacharela em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ/CAPES).

Referências

BALLOUSSIER, A. V. Mais segurança e menos privilégios para minorias eleitores de Bolsonaro dizem por que votam nele. São Paulo, 2018. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/

/03/mais-seguranca-e-menos-privilegios-para-minorias-eleitores-de-bolsonaro-dizem-por-que-votam-nele.shtml. Acesso: 12 ago. 2019.

BATISTA JR, J. R; SATO, D. T. B; MELO, I. S. Análise de Discurso Crítica: para linguistas e não linguistas. São Paulo: Parábola, 2018.

CHARAUDEAU, P. Discurso Político. São Paulo: Contexto, 2008.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: UnB, 2001.

LACERDA, M. B. O novo conservadorismo brasileiro: de Reagan a Bolsonaro. Porto Alegre - RS: Zouk, 2019.

RAMALHO, V; RESENDE, V, M. Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011.

THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Rio de Janeiro: Vozes, 1990.

.

TIBURI, M. Como conversar com um fascista. Rio de janeiro: Record, 2017.

TSE, 2018. Eleições 2018. Brasília: Tribunal Superior Eleitoral. Disponível em: http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2018. Acesso em: 27 ago. 2019.

Publicado
2021-01-25