NATIVOS E IMIGRANTES DIGITAIS: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO PARA REENCANTAR A EDUCAÇÃO

Resumen

O artigo apresenta reflexões sobre a formação de professores, a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação e da Cultura Digital no ambiente escolar em um contexto sociointeracionista das práticas pedagógicas. O trabalho envolveu pesquisas correlatas e bibliográficas, baseado no levantamento de referencial com aportes teóricos em Prensky, Vigotsky, Nóvoa, McCrindle e Lévy. A pesquisa qualitativa teve como estratégia de coleta de dados a entrevista, realizada com dez sujeitos-professores, em uma escola-campo da rede pública. A pesquisa consistiu em compreender se as diferenças geracionais entre os nativos e os imigrantes digitais interferem no processo de ensino e aprendizagem. Alternativas pedagógicas com uso das tecnologias foram propostas com possibilidade de estreitar o diálogo entre os nativos e imigrantes digitais para reencantar a educação. Os resultados apontam incertezas e defasagem no processo formativo, porém, com empenho dos professores em aprimorar a práxis, na busca pela aprendizagem significativa dos estudantes.

Biografía del autor/a

Dione Carlos Ribeiro, Uniplac

Mestre, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). 

Madalena Pereira da Silva, Universidade do Planalto Catarinense

Doutora, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) e Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). 

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Publicado
2021-08-27
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FLUXO CONTÍNUO - Artigos