NATIVOS E IMIGRANTES DIGITAIS: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO PARA REENCANTAR A EDUCAÇÃO
Resumo
O artigo apresenta reflexões sobre a formação de professores, a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação e da Cultura Digital no ambiente escolar em um contexto sociointeracionista das práticas pedagógicas. O trabalho envolveu pesquisas correlatas e bibliográficas, baseado no levantamento de referencial com aportes teóricos em Prensky, Vigotsky, Nóvoa, McCrindle e Lévy. A pesquisa qualitativa teve como estratégia de coleta de dados a entrevista, realizada com dez sujeitos-professores, em uma escola-campo da rede pública. A pesquisa consistiu em compreender se as diferenças geracionais entre os nativos e os imigrantes digitais interferem no processo de ensino e aprendizagem. Alternativas pedagógicas com uso das tecnologias foram propostas com possibilidade de estreitar o diálogo entre os nativos e imigrantes digitais para reencantar a educação. Os resultados apontam incertezas e defasagem no processo formativo, porém, com empenho dos professores em aprimorar a práxis, na busca pela aprendizagem significativa dos estudantes.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC 3ª versão. Brasília, DF, 2018.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v. 11, n. 2, p. 240-255, jul./dez. 2011. Disponibilidade em:< http://www.curriculosemfronteiras.org/vol11iss2articles/candau.pdf>. Acesso em: 23 jun. 2020.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Educação em direitos humanos: Uma proposta de trabalho. Oficinas aprendendo e ensinando direitos humanos. 1999, Disponibilidade em: < http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/veracandau/candau_edh_proposta_trabalho.pdf>. Acesso em: 30 maio 2020.
DUSSEL, Inés; QUEVEDO, Luis Alberto. Educación y nuevas tecnologias: los desafíos pedagógicos ante el mundo digital. In: VI Foro Latinoamericano de Educacíon, 2010, Buenos Aires. Buenos Aires: Fundación Santillana, 2010. p. 01-81. Disponibilidade em:
EMEB. Projeto Político Pedagógico. Lages (SC): Secretaria Municipal de Educação de Lages - SMEL, 2019.
FERREIRA, M. J. M. A. Novas tecnologias na sala de aula. 2014. 121 páginas. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares). Campina Grande: Universidade Estadual da Paraíba.
ALVES, Elaine Jesus. JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças Porto. a tecnologia educativa no currículo de cursos de formação inicial de professores: um estudo na Universidade Federal do Tocantins (Brasil) e Universidade do Minho (Portugal). Revista Humanidades e Inovação. Palmas, v.8, n.9 – 2020. Disponibilidade em: < https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2170>. Acesso em: 13 jun. 2020.
GAMA, José Antonio Aguiar et. al. “Nós somos as redes”: reflexões sobre o uso das redes sociais na escola. Revista Humanidades e Inovação. Palmas, v.8, n.9 – 2020. Disponibilidade em:
HALL. Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 15-46, jul./dez. 1997. Disponibilidade em < https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71361/40514>. Acesso em: 03 jun. 2020.
LÉVY, Pierre. A máquina universo: Criação, cognição e cultura informática. Tradução Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artmed, 1998. 173 p.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1993.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.
LÉVY, Pierre. O que é o virtual? Tradução Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1996.
KONDER, Leandro. O futuro da filosofia da práxis: o pensamento de Marx no século XXI. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
MCCRINDLE, Mark. The ABC of XYZ: Understanding the global generations. 3. ed. Bella Vista: McCrindle, 2014.
NÓVOA, António Sampaio da. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, [s.l.], v. 47, n. 166, p.1106-1133, dez. 2017. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/198053144843. Disponibilidade em:
PALFREY, John; GASSER, Urs. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração dos nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.
PRENSKY, Marc. Homo Sapiens Digital: From Digital Immigrants and Digital Natives to Digital Wisdom. Journal of Online Education. Innovate: Journal of online education. Davie, v. 5, n. 3, on-line. 2009. Disponibilidade em: https://nsuworks.nova.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1020&context=innovate. Acesso em: 15 mar. 2020.
PRENSKY, Marc. Nativos e Inmigrantes Digitales. Madrid: Distribuidora Sek S.A., 2010a.
PRENSKY, Marc. “Não me atrapalhe, mãe – Eu estou aprendendo!”. Como os videogames estão preparando nossos filhos para o sucesso no século XXI – e como você pode ajudar! Tradução Lívia Bergo. São Paulo: Phorte, 2010b.
PRENSKY, Marc. Teaching Digital Natives: Partnering for Real Learning. London: Sage Publishers. 2010c.
SADI, Renato Sampaio. Formação permanente de professores de educação física: notas de investigação sobre o conhecimento crítico-criativo. Motrivivência, Florianópolis, v. 26, p. 47-68, jun. 2006. Trimestral. Disponibilidade em:
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
VIGOTSKY, Lev Semenovich A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. 5. ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda, 1996a. 191 p.
VIGOTSKY, Lev Semenovich. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda., 1996b. 524 p. (Psicologia E Pedagogia)
WILSON, Michael; GERBER, Leslie E. How Generational Theory Can Improve Teaching:: Strategies for Working with the “Millennials”. Teaching And Learning, S.I., v. 1, n. 1, p. 29-44. 2008. Disponibilidade em: https://tigerweb.towson.edu/garcia/past%20semesters%20of%20intro/intro/2011%20fall%20intro/wilson%20and%20gerber.pdf. Acesso em: 15 jun. 2020.
WOODS, Peter. Aspectos sociais da criatividade do professor. In: NÓVOA, António. (Org.) Profissão professor. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1995.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).