NATIVOS E IMIGRANTES DIGITAIS: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO PARA REENCANTAR A EDUCAÇÃO

Palavras-chave: Nativos Digitais. Imigrantes Digitais. Formação de Professores. Práticas Pedagógicas. Cultura Digital.

Resumo

O artigo apresenta reflexões sobre a formação de professores, a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação e da Cultura Digital no ambiente escolar em um contexto sociointeracionista das práticas pedagógicas. O trabalho envolveu pesquisas correlatas e bibliográficas, baseado no levantamento de referencial com aportes teóricos em Prensky, Vigotsky, Nóvoa, McCrindle e Lévy. A pesquisa qualitativa teve como estratégia de coleta de dados a entrevista, realizada com dez sujeitos-professores, em uma escola-campo da rede pública. A pesquisa consistiu em compreender se as diferenças geracionais entre os nativos e os imigrantes digitais interferem no processo de ensino e aprendizagem. Alternativas pedagógicas com uso das tecnologias foram propostas com possibilidade de estreitar o diálogo entre os nativos e imigrantes digitais para reencantar a educação. Os resultados apontam incertezas e defasagem no processo formativo, porém, com empenho dos professores em aprimorar a práxis, na busca pela aprendizagem significativa dos estudantes.

Biografia do Autor

Dione Carlos Ribeiro, Uniplac

Mestre, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). 

Madalena Pereira da Silva, Universidade do Planalto Catarinense

Doutora, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) e Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). 

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Publicado
2021-08-27
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos