RELATO DA IMPORTÂNCIA DA ADEQUAÇÃO CURRICULAR NA PRÁTICA DE ENSINO DE ALUNOS INCLUSIVOS DO DISTRITO FEDERAL
Resumo
Esse relato tem o objetivo de dividir a experiência de uma ação-prática de ensino de alunos inclusivos de uma escola pública do Distrito Federal, através da adequação curricular de projetos, conciliando um ensino interdisciplinar e multidisciplinar dos conteúdo e áreas afins interligadas pela ação-prática do cultivo de uma horta orgânica no ambiente escolar. Conciliando a agroecologia e técnicas de cultivos de subsistência, o projeto buscou a ampliação da interação homem-natureza e proporcionou aos educandos um novo contato com o seu meio e com seus colegas. Foi executado em uma turma de integração inversa – com a quantidade de alunos reduzida e contou com o uso de diversas metodologias ativas e trabalho direto com a terra com a preparação, plantio e cuidados com as leguminosas e hortaliças cultivadas, coadunando teoria e prática de forma a atender individualmente cada aluno incluso, conforme sua própria adequação.
Referências
BARBOSA, Najla Veloso Sampaio. Caderno 1: A horta escolar dinamizado o currículo da escola. 3º Ed. Material didático do Projeto Educando com a horta escolar, realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE) Ministério da Educação (MEC) em parceria com Organizações das Nações Unidas para a agricultura e alimentação (FAO). Brasília, 2009.
BRASIL. Secretaria de Educação do DF - Currículo em movimento do Ensino Fundamental anos iniciais. Disponível em: http://www.cre.se.df.gov.br/ ascom/documentos/subeb/cur_mov/3ensinofundamentalanosiniciais. pdf. Acesso em: 05 abr. 2020.
BRASIL, Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 02 abr. 2020.
BRASIL. Secretaria de Educação do DF . O.P- Orientações Pedagógicas da Educação Especial da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Disponível em: http://www.cre.se.df.gov.br/ascom/documentos/subeb/edespecial/orientpedagedespecial2010.pdf. Acesso em: 02 abr. 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).