RELATO DA IMPORTÂNCIA DA ADEQUAÇÃO CURRICULAR NA PRÁTICA DE ENSINO DE ALUNOS INCLUSIVOS DO DISTRITO FEDERAL

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Adequação Curricular. Horta Orgânica.

Resumo

Esse relato tem o objetivo de dividir a experiência de uma ação-prática de ensino de alunos inclusivos de uma escola pública do Distrito Federal, através da adequação curricular de projetos, conciliando um ensino interdisciplinar e multidisciplinar dos conteúdo e áreas afins interligadas pela ação-prática do cultivo de uma horta orgânica no ambiente escolar. Conciliando a agroecologia e técnicas de cultivos de subsistência, o projeto buscou a ampliação da interação homem-natureza  e proporcionou aos educandos um novo contato com o seu meio e com seus colegas. Foi  executado em uma turma de integração inversa – com a quantidade de alunos reduzida e contou com o uso de diversas metodologias ativas e trabalho direto com a terra com a preparação, plantio e cuidados com as leguminosas e hortaliças cultivadas, coadunando teoria e prática de forma a atender individualmente cada aluno incluso, conforme sua própria adequação.

Biografia do Autor

Tatiany Michelle Silva e Almeida, Secretaria de Educação Distrito Federal (SEDF)

Mestranda em Ensino de Ciências Ambientais pela Universidade de Brasília. Especializada em Psicopedagogia institucional , Orientação Educacional e Infância e Direitos Humanos, Educação Básica com Ênfase na Educação Inclusiva e mestranda em Ensino de Ciências Ambientais pela Universidade Nacional de Brasília. Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2013). Licenciatura em Pedagogia (2008). Atua como docente na SEDF e tem experiência na área de Coordenação de projetos Pedagógicos e interventivos. 

Dirceu Manoel de Almeida Junior, Secretaria de Educação Distrito Federal (SEDF)

Mestrado em Direitos Humanos pela Universidade Nacional de Brasília (UnB). Licenciado em Pedagogia e História. Professor da Secretária de Educação do Distrito Federal (SEDF). 

 

Referências

BARBOSA, Najla Veloso Sampaio. Caderno 1: A horta escolar dinamizado o currículo da escola. 3º Ed. Material didático do Projeto Educando com a horta escolar, realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE) Ministério da Educação (MEC) em parceria com Organizações das Nações Unidas para a agricultura e alimentação (FAO). Brasília, 2009.

BRASIL. Secretaria de Educação do DF - Currículo em movimento do Ensino Fundamental anos iniciais. Disponível em: http://www.cre.se.df.gov.br/ ascom/documentos/subeb/cur_mov/3ensinofundamentalanosiniciais. pdf. Acesso em: 05 abr. 2020.

BRASIL, Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 02 abr. 2020.

BRASIL. Secretaria de Educação do DF . O.P- Orientações Pedagógicas da Educação Especial da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Disponível em: http://www.cre.se.df.gov.br/ascom/documentos/subeb/edespecial/orientpedagedespecial2010.pdf. Acesso em: 02 abr. 2020.

Publicado
2021-12-16
Seção
Relatos de Experiência