UM ESTUDO SOBRE A MORTE EM “A MENININHA DOS FÓSFOROS”, DE HANS CHRISTIAN ANDERSEN

Palavras-chave: Literatura. Morte. Contos de fada. Representação.

Resumo

Os contos de fadas têm feito parte de nossas vidas desde muito. Com suas variadas personagens e enredos, é possível aprendermos não só sobre histórias que marcaram gerações, mas acerca dos muitos temas próprios da natureza humana, tais como a morte. Essa temática está presente em grande parte dos contos e também da literatura infantil de modo geral. Sendo assim, através de uma pesquisa de cunho interpretativo, este trabalho tem por objetivo analisar a representação da morte no conto “A pequena vendedora de fósforos”, do livro Contos de Hans Christian Andersen (2011), de Andersen. Para tanto, realizamos a leitura do corpus escolhido e dos aportes teóricos acerca do texto literário e de como a morte pode aparecer nele. Alguns dos autores escolhidos foram Coelho (1987), Lottermann (2009) e Muniz (2006). Com história, pudemos classificar a abordagem da morte e perceber como essas representações tornam significativa a trajetória da protagonista.

 

Biografia do Autor

Jaine de Sousa Barbosa, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. 

Daniela Maria Segabinazi, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba.  Professora do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL/UFPB) e dos Cursos de Graduação em Letras. 

Referências

AGUIAR, Vera Teixeira de. A morte na literatura: da tradição ao mundo infantil. In: AGUIAR, Vera Teixeira; CECCANTINI, L.J; MARTHA, A.A.P. (Orgs.) Heróis contra a parede: estudos de literatura infantil e juvenil. São Paulo: Cultura Acadêmica. ANEP, 2010.
ANDERSEN, Hans Christian. Contos de Hans Christian Andersen. Tradução de Silva Duarte. – São Paulo: Paulinas, 2011.

ARIÉS, Philippe. Sobre a história da morte no Ocidente desde a Idade Média. Tradução de Priscila Viana Siqueira. 2a ed. Lisboa: Teorema, 2012.
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução Maria Manuela Galhardo. Lisboa: Difel, 1990.
COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas. São Paulo : Editora Ática, 2012.
COELHO, Nelly Novaes. A Literatura Infantil. São Paulo: Quíron, 1984.
DUARTE, Silva. Andersen e a sua obra. Lisboa, Portugal, Livros Horizonte, 1995.
IMBASSAHY, Carlos. O que é a morte. Distrito Federal: EDICEL, 1998.
LOTTERMANN, Clarice. Representações da morte na literatura infantil e juvenil brasileira. In: Anais do SILEL. Volume 1. Uberlândia: EDUFU, 2009.
MARANHÃO, José Luiz de Sousa. O que é morte? São Paulo: Editora Brasiliense, 1992 (Coleção Primeiros Passos).
OLIVEIRA, Véra Beatriz Medeiros Bertol de. A representação da criança nos contos de Hans Christian Andersen: o desvelar de um paradigma. 2011. 150f. Dissertação (Mestrado em Letras/ Estudos literários) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná. Disponibilidade em: Acesso em: 25 jun. 2020.
PINHEIRO, Nárgyla Maria Lourenção Pimenta. Como você está diferente, vovó! Aspectos sócio-históricos dos contos populares. (Dissertação de mestrado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2012.
POSTMAN, Neil. O desaparecimento da infância. Tradução de Suzana Menescal de Alencar Carvalho e José Laurenio de Melo. – Rio de Janeiro: Graphia, 1999.
RISCADO, Leonor. Hans Christian Andersen – da Dinamarca para o Mundo In: O Bloco de Nautas – XVI Encontro de Literatura para Crianças, Lisboa, F.C.G., 2005, pp. 97-107. Disponibilidade em: < http://www.casadaleitura.org/portalbeta/bo/documentos/ot_andersen_mundo_a.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2020.
RODRIGUES, José Carlos. Tabu da morte. Rio de Janeiro: Achiamé, 1983.
TATAR, Maria. Conto de fadas. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. 2.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
TRAÇA, Maria Emília. O Fio da Memória – do conto popular ao conto para crianças. 2ed. Porto: Porto Editora, 1998.
Publicado
2021-01-21