A GARANTIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS FRENTE À RESERVA DO POSSÍVEL

Palavras-chave: Reserva do Possível. Direitos Fundamentais. Mínimo Existencial. Políticas Públicas.

Resumo

O presente trabalho tem como intuito analisar a força da utilização do argumento da reserva do possível – comumente utilizado pelo Estado para justificar o inadimplemento de deveres constitucionais impostos em razão da limitação orçamentária. Para esse estudo, será feita uma análise do princípio da proporcionalidade de Robert Alexy e do Direito como Integridade de Ronald Dworkin. Também, será feito um exame sucinto acerca da teoria dos custos dos direitos. O propósito será a busca da eficácia dos direitos fundamentais previstos na Constituição Federal, pautados na ideia de razoabilidade das pretensões e da comprovação concreta de um limite orçamentário, quando for o caso, sem, de forma alguma, deixar de observar o mínimo existencial.

Biografia do Autor

Gabriela Veloso Holanda, Universidade de Brasília

Graduada em Direito pela Universidade de Brasília (UnB).

Referências

ALEXY, Robert. Teoria dos Direitos Fundamentais. Trad. Vigílio Afonso da Silva. São Paulo: Malheiros Editores, 2008.

_____________Constitucionalismo Discursivo. Trad. Luís Afonso Heck. 3. ed. rev. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011.

_____________ Derechos Sociales y Ponderacion. Madrid: Fundacion Coloquio Jurídico Europeo, 2007.

_____________ Conceito e Validade do Direito. Trad. Gercélia Batista de Oliveira Mendes. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 45. Relator: Ministro Celso de M. Pesquisa de Jurisprudência, Decisões Monocráticas, 22 maio 2020. Disponível https://jurisprudencia.stf.jus.br/pages/search/despacho120879/false. Acesso em: 22 maio 2020.

DWORKIN, Ronald. Levando os direitos à sério. Trad. Nelson Boeira, São Paulo: Martins Fontes, 2002.

________________. Cambridge: Harvard University Press, 1978.

FALSARELLA, Christiane. Reserva do possível como aquilo que é razoável se exigir do Estado. Disponível em: http://www.apesp.org.br/comunicados/images/tese_christiane_mina_out2012.pdf. Acesso em: 23 abr. 2020.

GALDINO, Flávio. Introdução à Teoria dos Custos dos Direitos – Direitos Não Nascem em Árvores. Lumen Júris: Rio de Janeiro, 2005, p. 342.

HABERMAS, Jürgen. Between Facts and Norms. Tradução de W. Rehg. Cambridge: Polity, 1994.

HOLMES, Stephen et SUSTEIN, Cass. O custo dos direitos: por que a liberdade depende dos impostos. Tradução Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2019.

LEITE, Harrison. Manual de Direito Financeiro. 9ª edição. Salvador: Juspodium, 2020, p. 64.

MÂNICA, Fernando Borges. Teoria da reserva do possível: direitos fundamentais a prestações e a intervenção do Poder Judiciário na implementação de políticas públicas. Revista Brasileira de Direito Público, Belo Horizonte, v. 5, n. 18, p. 169-186, jul. /set. 2007.

NOVAIS, Jorge Reis. Direitos fundamentais: trunfos contra a maioria. Coimbra: Coimbra Editora, 2006.

SAMPAIO, José Adércio Leite. Direitos fundamentais: retórica e historicidade. 2. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2010.

SARLET, Ingo Wofgang. A Eficácia dos Direitos Fundamentais. 2ª Ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001.

Publicado
2020-11-24
Seção
Artigos