REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DE INGLÊS SOBRE O LIVRO DIDÁTICO

  • Marli Cichelero SEDUC-MT

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa acerca das representações de professores de inglês de Sinop-MT sobre o livro didático de língua inglesa. Os resultados obtidos demonstraram que as representações das professoras apontam o livro didático como sendo uma ferramenta auxiliar e um material de apoio utilizado para fornecer atividades, textos e conteúdos. A análise dos dados demonstrou que as representações identificadas são importantes para a formação de professores, principalmente quanto ao seu uso, apontando para a urgência da promoção de trabalhos que incentivem a adaptação dessa ferramenta, com seu aproveitamento efetivo para o desenvolvimento de alternativas de ensino voltadas à aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave: Representações sociais; livro didático; mediação; formação de professores; língua inglesa.

Biografia do Autor

Marli Cichelero, SEDUC-MT
Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1995). Especialização em Língua Inglesa pela PUC-MINAS (1999). Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2014). Doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na Pontifície Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. É professora efetiva da Educação Básica pela Secretaria do Estado de Educação do Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso - SEDUC-MT, designada no Cefapro de Sinop.Tem experiência em formação de professores e ensino e aprendizagem de línguas.

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Publicado
2017-12-01
Seção
Artigos