SALA DE AULA INVERTIDA: DA INVERSÃO DAS AULAS À RECONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

Palavras-chave: Sala de Aula Invertida. Metodologias Ativas. Inovação Pedagógica.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa que tem como finalidade refletir sobre a sala de aula invertida como metodologia ativa e as mudanças e os impactos da sua utilização para o processo de ensino e de aprendizagem. Como procedimento de pesquisa foi realizado a revisão da literatura. A essência da sala de aula invertida consiste em inverter o arranjo da educação tradicional, em uma correlação entre momentos a distância e presenciais. O propósito é o de obter a melhor utilização do tempo e espaço em sala de aula, incentivando o aluno ativo, com pensamento reflexivo e a maior interação entre os alunos e desses com o professor.

Biografia do Autor

Claudia Maria Bezerra da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco, com pesquisa em desenvolvimento na linha de Educação Tecnológica. Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica. Pedagoga especialista em Psicopedagogia. É pedagoga na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Referências

ARAUJO, I. S.; MAZUR, E. Instrução pelos colegas e ensino sob medida: uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino aprendizagem de

Física . Caderno Brasileiro de Ensino de Física , Florianópolis, v. 30, n. 2 , p . 362 384, 2013 . Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2013v30n2p362/24959. Acesso em: 27 jun. 2020.

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2000.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

ASH, K. ducators view “flipped” model with a more critical eye. Education Week, Bethesda, 29 ago. 2012. Disponível em: http://connection.ebscohost.com/c/articles/79547399/educators-view-flipped-model-more-critical-eye. Acesso em: 27 jun. 2019.

AVELLAR, S. A sala de aula com novos formatos em tempos digitais. O Globo, Rio de Janeiro, 4 mar. 2013. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/a-sala-de-aula-com-novos-formatos-em-tempos-digitais-7721124. Acesso em: 27 jun. 2020.

BARKLEY, E. F. Student engagement techniques: a handbook for college faculty. São Francisco: Jossey-Bass, 2010.

BELCHER, J. W. Studio Physics at MIT. MIT Physics Annual, Cambridge, 2001. Disponível em: http://web.mit.edu/jbelcher/www/Belcher_physicsannual_fall_01.pdf. Acesso em: 15 ago. 2019.

BARROS, D. M. V. EAD, tecnologias e TIC: introduzindo os aspectos didáticos e pedagógicos do tema. In: YONEZAWA, W. M.; BARROS, D. M. V. (orgs.). Ead, tecnologias e TIC. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. p. 35-49.

BARROWS, H. S.; TAMBLYN R. M. Problem-based learning: an approach to medical education. New York: Springer Publishing Company, 1980.

BERGMANN, J.; SAMS, A. Flip Your Classroom: reach every student in every class every day. Eugene: International Society for Technology in Education, 2012.

BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

BERRETT, D. How flipping the classroom can improve the traditional lecture. Chronicle of Higher Education, Washington, 19 fev. 2012. Disponível em: https://www.chronicle.com/article/How-Flipping-the-Classroom/130857. Acesso em: 27 abr. 2020.

BIBANO, B. Salas de aula invertidas, uso de impressora 3D e outras tendências do Ensino Superior. Veja, São Paulo, 9 mar. 2014. Disponível em: https://veja.abril.com.br/educacao/salas-de-aula-invertidas-uso-de-impressora-3d-e-outras-tendencias-do-ensino-superior/. Acesso em: 27 jun. 2020.

BISHOP, J. L.; VERLEGER, M. A. The flipped classroom: a survey of the research. In: Annual Conference of the American Society for Engineering Education, 2013, Atlanta. Proccedings of... Washington: American Society for Engineering Education, 2013. p. 1-18.

BONWELL, C.C.; EISON, J.A. Active learning: creating excitement in the classroom. 1 ed. Washington: George Washington University Press, 1991.

BROWN, A. F. A phenomenological study of undergraduate instructors using the inverted or flipped classroom model. 2012. Dissertation (Doctor of Education in Educational Technology) - Pepperdine University, Malibu, 2012.

BRUNER, J. O processo da educação. São Paulo: Nacional, 1987.

BUSATO, P.; BERRUTO, R.; ZAZUETA, F. S.; SILVA-LUGO, J. L. Student performance in conventional and flipped classroom learning environments. Applied Engineering in Agriculture, North Carolina, v. 32, n. 5, 2016. Disponível em: https://elibrary.asabe.org/abstract.asp?aid=47430. Acesso em: 27 jun. 2020.

CARVALHO, A. M. P. O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, A. M. P. (org.). Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013, p. 1-20.

CROUCH, C. H.; MAZUR, E. Peer Instruction: Ten years of experience and results. American Journal of Physics, Salt Lake City, v. 69, n. 9, p. 970-977, 2001. Disponível em: http://web.mit.edu/jbelcher/www/TEALref/Crouch_Mazur.pdf. Acesso em: 27 jun. 2019.

DATIG, I.; RUSWICK, C. Four quick flips: activities for the information literacy classroom. College & Research Libraries News, Chicago, v. 74, n. 5, p. 249-257, 2013. Disponível em: https://crln.acrl.org/index.php/crlnews/article/view/8946/9679. Acesso em: 20 jun. 2019.

DEMSKI, J. Expert tips for flipping the classroom. Campus Technology, Los Angeles, 23 jan. 2013. Disponível em: http://campustechnology.com/articles/2013/01/23/6-expert-tipsfor-flipping-the-classroom.aspx. Acesso em: 27 jun. 2020.

DESLAURIERS, L.; SCHELEW, E.; WIEMAN, C. Improved learning in a large-enrollment physics class. Science, United States, n. 332, p. 862-864, 2011. Disponível em: https://science.sciencemag.org/content/332/6031/862. Acesso em: 27 jun. 2019.

DEWEY, J. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo-uma reexposição. 3. ed. São Paulo: Nacional, 1959.

DEWEY, J. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. 4. ed. São Paulo: Nacional, 1979.

FITZPATRICK, M. Classroom lectures go digital. The New York Times, New York, 24 jun. 2012. Disponível em: https://www.nytimes.com/2012/06/25/us/25iht-educside25.html. Acesso em: 20 abr. 2019.

FLIPPED LEARNING NETWORK. The four pillars of F-L-I-P. 2014. Disponível em: https://flippedlearning.org/wp-content/uploads/2016/07/FLIP_handout_FNL_Web.pdf Acesso em: 22 jun. 2020.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

GALINDO, J. J.; QUINTANA, M. G. B. Innovación docente a través de la metodología flipped classroom: percepción de docentes y estudiantes de educación secundaria. Didasc@lia: Didáctica y Educación, Cuba, v. 7, n. 6, p. 153-172, 2016. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6672798. Acesso em: 20 jun. 2019.

HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.

JOHNSON, G. B. Student perceptions of the flipped classroom. 2013. Dissertation (Degree of Mater in Educational Technology) - University Of British Columbia, MA thesis – University of British Columbia, Okanagan, 2013.

KHANOVA, J.; ROTH, M. T., RODGERS, J. E.; MCLAUGHLIN, J. E. Student experiences across multiple flipped courses in a single curriculum. Medical Education, v. 49, p. 1038-1048, 2015. Disponível em: https://blogs.ncl.ac.uk/icmresearchfunding/files/2019/05/Student-experiences-of-multiple-flipped-courses-in-a-single-curriculum.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.

KENSKI, V. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

LAGE, M. J.; PLATT, G. J.; TREGLIA, M. Inverting the classroom: a gateway to creating an inclusive learning environment. The Journal of Economic Education, New York, v. 31, n. 1, p. 30-43, 2000. Disponível em: https://www.jstor.org/preview-page/10.2307/1183338?seq=1. Acesso em: 28 jun. 2019.

LYMAN, F. K. Think-pair share: an expanding teaching technique. MMA-CIE. Cooperative News, v. 1, p. 1-2, 1987.

MAIA, D. Na sala de aula invertida, alunos antecipam conteúdo em casa. Folha de São Paulo, São Paulo, 11 set. 2016. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2016/09/1811790-na-sala-de-aula-invertida-alunos-antecipam-conteudo-em-casa.shtml. Acesso em: 20 jun. 2020.

MARLOWE, C. A. The effect of the flipped classroom on student achievement and stress. 2012. Dissertation (Master Degree of Science Education) - Montana State University, Bozeman, 2012.

MANGAN, K. Inside the flipped classroom. Chronicle of Higher Education, Washington, 30 set. 2013. Disponível em: https://www.chronicle.com/article/Inside-the-Flipped-Classroom/141891. Acesso em: 10 mar. 2020.

MARGULIEUX, L.; MAJERICH, D.; MCCRACKEN, M. C21U’s guide to flipping C21U’s guide to flipping your classroomyour classroom. Atlanta: Georgia Institute of Technology, 2013. Disponível em: . Atlanta: Georgia Institute of Technology, 2013. Disponível em: https://provost.gatech.edu/hg/file/221261https://provost.gatech.edu/hg/file/221261. Acesso em: 24 jun. 2020.. Acesso em: 24 jun. 2020.

MAZUR, E. Farewell, Lecture? Science, New York, v. 323, p. 50-51, 2009. Disponível em: https://mazur.harvard.edu/files/mazur/files/rep_635.pdf. Acesso em: 28 jun. 2019.

MAZUR, E. Peer instruction: a revolução da aprendizagem ativa. Porto Alegre: Penso Editora, 2015.

MICHAELSEN, L. K.; KNIGHT, A. B.; FINK, L. D. Team-based learning: a transformative use of small groups in college teaching. Sterling: Stylus Publishing, 2004.

MOFF TT, J. Twelve tips for “flipping” the classroom. Medical Teacher, v. 37, n. 4, p. 331-336, 2015. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25154646/. Acesso em: 20 jun. 2020.

MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A. de; MORALES, O. E. T. (orgs.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. v. 2. Ponta Grossa: UEPG/PROEX, 2015. p. 15-33.

NESHYBA, S. It´s a flipping revolution. Chronicle of Higher Education, Washington, 04 abr. 2013. Disponível em: https://www.chronicle.com/article/Its-a-Flipping-Revolution/138259. Acesso em: 10 mar. 2020.

NOURI, J. The flipped classroom: for active, effective and increased learning – especially for low achievers. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 13, n. 33, p. 1-10, 2016. Disponível em: https://educationaltechnologyjournal.springeropen.com/articles/10.1186/s41239-016-0032-z. Acesso em: 20 mar. 2019.

NOVAK, G. M.; PATTERSON, E. T.; GAVRIN, A. D.; CHRISTIAN, W. Just-in-time teaching: blending active learning with web technology. Upper Saddle River: Prentice Hall, 1999.

OFUGI, M. S. A sala de aula invertida como técnica alternativa de ensino: um enfoque no desenvolvimento da autonomia do aprendiz de inglês como L2/LE. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.

OLIVEIRA, T. E. de. Aprendizagem de física, trabalho colaborativo e crenças de Aprendizagem de física, trabalho colaborativo e crenças de autoeficácia: um estudo de caso com o método teamautoeficácia: um estudo de caso com o método team--based learning em umabased learning em uma disciplina introdutória de eletromagnetismodisciplina introdutória de eletromagnetismo. . 2016. 2016. Dissertação Dissertação ((Mestrado Mestrado Acadêmico Acadêmico em Ensino de Físicaem Ensino de Física) ) -- Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016. Porto Alegre, 2016.

PAPADOPOULOS, C.; ROMAN, A. S. Implementing an inverted classroom model in engineering statics: initial results. Proceedings of the 2010 Annual Conference & Exposition of American Society for Engineering Statistics, Louisville, 2010. Disponível em: https://peer.asee.org/implementing-an-inverted-classroom-model-in-engineering-statics-initial-results. Acesso em: 10 jun. 2020.

PAVANELO, E.; LIMA, R. Sala de aula invertida: a análise de uma experiência na disciplina de Cálculo I. Bolema, Rio Claro, v. 31, n. 58, p. 739-759, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/bolema/v31n58/0103-636X-bolema-31-58-0739.pdf. Acesso em: 28 jun. 2020.

PEARSON, G. Biology teacher's flipped classroom: "a simple thing, but it's so powerful". EdCan Network, Canada, 08 nov. 2012. Disponível em: https://www.edcan.ca/articles/biology-teachers-flipped-classroom-a-simple-thing-but-its-so-powerful/. Acesso em: 27 jun. 2019.

PIAGET, J. Psicologia e pedagogia: a resposta do grande psicólogo aos problemas do ensino. 9. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

PIERCE, R.; FOX, J. Vodcasts and active-learning exercises in a "flipped classroom" model of a renal pharmacotherapy module. American Journal of Pharmaceutical Education, Bethesda, v. 76, n. 10, p. 180-196, 2012. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3530058/. Acesso em: 12 dez. 2019.

PIVA, N. Método da “sala de aula invertida” troca os papéis de casa e da escola. Gazeta do Povo, Curitiba, 11 jan. 2016. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/metodo-da-sala-de-aula-invertida-troca-os-papeis-de-casa-e-da-escola-0jnv8isjepw6p94pvm92thgwm/. Acesso em: 20 jun. 2020.

RATIER, R.; ANNUNCIATO, P.; VASCONCELLOS, A. Inovação na educação: como usar as novidades mais promissoras em sua sala de aula. Revista Nova Escola, São Paulo, ano 32, n. 299, 2017. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/8734/edicao-299. Acesso em: 20 jun. 2020.

ROGERS, C. Liberdade para aprender. 2. ed. Belo Horizonte: Interlivros, 1973.

SCHMITZ, E. X. da; REIS, S. C. Dos. Sala de aula invertida: investigação sobre o grau de familiaridade conceitual teórico-prático dos docentes da universidade. Educação Temática Digital, Campinas, v. 20, n. 1, p. 153-175, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648110. Acesso em: 27 jun. 2020.

SILBERMAN, M. Active learning: 101 strategies do teach any subject. Massachusetts: Allyn and Bacon, 1996.

SILVA, D. J. da; PAGNI, P. A. A educação na filosofia de Sócrates. In: PAGNI, P. A.; SILVA, J. D. (orgs.). Introdução à filosofia da educação: temas contemporâneos e história. São Paulo: Avercamp, 2007. p. 19-34.

TALBERT, R. Inverting the Linear Algebra Classroom. Primus, New York, v. 24, ano 5, p. 361-374, 2014. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10511970.2014.883457. Acesso em: 20 jun. 2020.

TREVELIN, A. T. C.; PEREIRA, M. A. A.; OLIVEIRA NETO, J. D. de. A utilização da “sala de aula invertida” em cursos superiores de tecnologia: comparação entre o modelo tradicional e o modelo invertido “flipped classroom” adaptado aos estilos de aprendizagem. Revista de Estilos de Aprendizaje, Madrid, v. 12, n. 11, p. 01-14, 2013. Disponível em: http://revistaestilosdeaprendizaje.com/article/view/992/1700. Acesso em: 20 jun. 2020.

VALENTE, J. A. Blended learning e as mudanças no Ensino Superior: a proposta da sala invertida. Educar em Revista, Curitiba, v. 30, n. 4, p. 79-97, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/nspe4/0101-4358-er-esp-04-00079.pdf. Acesso em: 27 jun. 2020.

VILLAS-BÔAS, M. A. Aulas invertidas são muito mais eficientes e inclusivas. Carta Capital, São Paulo, 25 ago. 2017. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/blogs/vanguardas-do-conhecimento/aulas-invertidas-sao-muito-mais-eficientes/. Acesso em: 27 jun. 2020.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

YOUNG, J. R. When a flipped-classroom pioneer hands off his video lectures, this is what happens. Chronicle of Higher Education, Washington, 07 jan. 2015. Disponível em: https://www.chronicle.com/article/When-a-Flipped-Classroom/151031. Acesso em: 01 mar. 2020.

Publicado
2021-12-16
Seção
Artigos