TEMAS TRANSVERSAIS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA EMANCIPAÇÃO DE ALUNOS DA EJA

Palavras-chave: Emancipação. Transversalidade. Sequência Didática. Prática Pedagógica. Meio Ambiente.

Resumo

O estudo objetiva investigar como as práticas pedagógicas baseadas em temas transversais podem contribuir para a emancipação dos alunos da EJA.  Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo intervenção pedagógica cujos dados foram colhidos por meio de entrevistas semiestruturadas e observação participante, na tentativa de compreender, por meio da percepção dos alunos e professores, se as intervenções contribuíram para o processo de emancipação dos estudantes. Foi aplicada uma intervenção pedagógica, com foco nos temas transversais, fundada nos pressupostos da educação libertadora, de Paulo Freire, com diálogo e a participação ativa dos atores escolares. As experiências de vida exteriorizadas pelos estudantes permearam todo o percurso pedagógico, revelando que as práticas com temas transversais enriquecidas pela participação em associações de classe, associação da comunidade local e pela compreensão da própria realidade se constituíram em caminhos viáveis para a emancipação dos sujeitos.

Biografia do Autor

Simone Vieira Sant'Anna Fardim, Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC)

Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC). Especialização em Gestão Educacional pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Pedagogia da Serra (FASE). Professora do ensino fundamental do Município de Marataízes – ES

Désirée Gonçalves Raggi, Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC)

Doutorado em Educação pela Univerdidad del Norte – Revalidado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestrado em Pedagogia Profissional pelo Instituto Superior Pedagogico para la Educación Tecnica e Profesional Hector P. Zaldivar em Cuba - Revalidado pela Universidade Federal de Goiás. Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa. Professora pesquisadora no Centro Universitário Vale do Cricaré.

Referências

DEORCE, Mariluza Sartório. A Educação Profissional por vias da educação
ambiental crítica: contribuições para uma formação humana e emancipatória. In:
BRITO, Regina Lúcia Giffoni Luz de; SAUL, Ana Maria; ALVES, Dom Robson
Medeiros (Orgs.). Contribuições para o ensino, a pesquisa e a gestão da
educação. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo: Loyola, 1979.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire / Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 46. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo. Editora UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. In: JANTSCH, Ari Paulo; BIANCHETTI, Lucídio (Orgs.). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis: Vozes, 1995.

GIOVEDI, Valter Martins. O Currículo Crítico-Libertador como forma de
resistência à violência curricular. 2012. 272 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2012.

HARARI, Yoval Noah. 21 lições para o século 21. Tradução Paulo Geiger. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976

MOURA, Tania Maria de Melo (Org.). A formação de professores(as) para a
educação de jovens e adultos em questão. Maceió: Edufal, 2005. 116p.

MORIN, Edgar; ALMEIDA, Maria da Conceição; CARVALHO; Edgard de Assis (Orgs.). Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 4. ed. São Paulo: Cortez: 2007.

MORIN, Edgar. A via para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand
Brasil, 2013.

NERI, Marcelo Côrtes. O tempo de permanência na escola e as motivações dos sem-escola. Rio de Janeiro: FGV/IBRE, CPS, 2009. Disponível em: . Acesso em: 2 maio 2020.

PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como construir o projeto político pedagógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2001.

PAVIANI, Neires Maria Soldatelli; FONTANA, Niura Maria. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. Conjectura: Filosofia e Educação, Caxias do Sul, v. 14, n. 2, pp. 77-88, 2009.

PRESIDENTE KENNEDY (ES). História do município. Disponível em: . Acesso em: 12 jan. 2020.

RAGGI, Désirée Gonçalves. A metodologia de projetos: uma possibilidade para a educação emancipatória dos estudantes do EMJAT/PROEJA no CEFETES. 2008. 223 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação da Facultad de Estudios de Postgrado, Universidad Del Norte, Paraguai, 2008.

RÊGO, Maria Carmem Freire Diogenes; PAIVA, Irene Alves de (Org.). Práticas
coletivas – O pensamento e a práxis pedagógica em Marta Pernambuco. Natal: SEDIS-UFRN, 2019.

SANTOS, Antônio Cesar da Costa. O ensino no proeja como estratégia de cidadania e inclusão profissional. 2013. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Universidade Federal da Paraíba e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Paraíba, 2013.

SILVA, Antônio Fernando Gouvêa. A busca do tema gerador na práxis da
educação popular. Curitiba: Editora Gráfica Popular, 2007. Livro 1 da Série Metodologia e Sistematização de Experiências Coletivas Populares. Disponível em https://radiocirandeira.files.wordpress.com/2012/01/a_busca_tema_gerador.pdf acessado em 12/06/2020

SILVA, Monica Ribeiro; JORGE, Ceuli Mariano. O reencontro dos sujeitos adultos com a escola: significados e tensões no âmbito do proeja. Educação & Sociedade, Campinas, v. 39, n. 142, pp. 55-57, jan./mar. 2018. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2019.

SILVA, Monica Ribeiro; PELISSARI, Lucas Barbosa; STEIMBACH, Allan Andrei. Juventude, escola e trabalho: permanência e abandono na educação profissional técnica de nível médio. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 2, jun. 2013. p. 403-417. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2019

SILVEIRA, Fernanda Romanezi. A evasão de estudantes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo: uma contribuição ao conhecimento das dificuldades na identificação de seus determinantes. 2017. Tese (Doutorado) – Unicamp - Campinas, 2017
Publicado
2023-10-25