REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DA PRÁTICA DE LEITURA
Resumo
As dificuldades nas atividades de compreensão leitora é um tema que provoca inquietações em muitos professores, tornando-se um desafio para se efetivar o principal objetivo da leitura que é possibilitar a formação e o desenvolvimento de leitores proficientes, que ajam criticamente em relação às informações disponibilizadas no texto e fora dele. Essas dificuldades, na maioria das vezes, refletem nas concepções que professores utilizam na elaboração de atividades envolvendo leitura. Nesse contexto, a pesquisa tem como objetivo analisar as concepções de leitura utilizadas por professores do Ensino Fundamental II e suas implicações no desenvolvimento do leitor proficiente. E atrelados a este objetivo, buscamos especificamente responder aos seguintes questionamentos: Quais as concepções de leitura utilizadas por professores do Ensino Fundamental II e suas implicações no desenvolvimento do leitor proficiente? Qual o conhecimento que esses professores possuem sobre as práticas pedagógicas que envolvem a leitura em sala de aula? Para respondermos tais questionamentos, nos basearemos em teóricos e pesquisadores que tem a leitura e os saberes e práticas docente como foco, sendo eles: Kleiman (2013a; 2013b); Solé (1998); Menegassi (1995; 2010), Kato (2002), Leffa (1996; 1999) e Coracini (2005). Assim, por meio das análises, constatamos um predomínio da concepção foco no texto nas ações dos professores, implicando num processo de ensino e aprendizagem de leitura que não considera a relação significativa e dialógica do texto-leitor-autor. Além disso, enfatizamos que uma prática que não leva em consideração a interação texto-leitor-autor não possibilitará a formação de leitores competentes.
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