SAÚDE E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: A VISÃO DO CONSELHO FEDERAL ACERCA DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS PROFESSORES
Resumo
Este estudo, de caráter qualitativo, analisou matérias e textos publicados na Revista EF (CONFEF) a fim de compreender os sentidos sobre saúde vinculados aos professores de Educação Física. Foram analisadas as Revistas publicadas entre 2014 e 2019 através da Análise categorial temática segundo Bardin (2011). O processo saúde-doença é compreendido através do predomínio biologicista, indicando uma responsabilização individual pela saúde, o aprimoramento das capacidades físicas e a repetição dos movimentos. Além disso, encontramos uma expressiva necessidade de reafirmar, a cada oportunidade, que a Educação Física pertence à área da saúde, desvinculando-a da prática pedagógica escolar. O entendimento de saúde disseminado pela Revista analisada não se restringe à respectiva instituição sugerindo, conforme a literatura atual, que para que a saúde seja vista como um direito social e para que a visão de uma saúde privada seja enfraquecida, é preciso que haja interferência na formação de professores, pesquisadores e atuantes na área.
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