DIREITO À PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DA COMUNIDADE SURDA BRASILEIRA: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA GARANTIA DE CIDADANIA

Palavras-chave: Direito à participação. Direitos Humanos. Surdos. Comunicação. Cidadania.

Resumo

Partindo de um estudo de caso sobre a acessibilidade dos surdos à dimensão jurídico-política, em canais de TV, este trabalho objetiva problematizar o direito à participação dessa comunidade minoritarizada, na perspectiva dos direitos humanos, com destaque ao cenário mais recente, através das informações (in) acessíveis veiculadas pelos telejornais da TV aberta. A ênfase para o debate traz à tona as últimas eleições presidenciais no país e a pandemia do COVID-19, em meio às fake-news. O trabalho destaca os impactos de mídias públicas no enfraquecimento/ fortalecimento do Estado democrático de direito, com diálogo teórico na filosofia da diferença. Através da cartografia como recurso metodológico, o resultado principal evidencia os modos alternativos esses grupos tendem a criar e publicizar as discussões sobre conteúdos cotidianos, como estratégia (arriscada) de res/ex-istência.

Biografia do Autor

Bruna Souza Ribeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP
Graduanda em Ciências Sociais com ênfase em antropologia na Universidade Estadual de Campinas. Atuou como bolsista no CEPRE (Centro de Estudos e Pesquisas em reabilitação na área de educação de surdos)  e atualmente é membro do projeto Educomunicação que consiste no uso de informática na educação de surdos, da FE-UNICAMP.  
Janaína Cabello, Faculdade de Educação da UNICAMP

Professora do curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa (TILSP) do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutoranda e mestra pela Faculdade de Educação - UNICAMP, na linha de pesquisa Linguagem e Arte em Educação. 

Heloísa Andreia de Matos Lins, FE UNICAMP

Professora Doutora da Faculdade de Educação da UNICAMP, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Educação. Membro da Linha de Pesquisa Linguagem e Arte em Educação e do Grupo de Pesquisa DIS - Diferenças e Subjetividades em Educação: Estudos Surdos, das questões raciais, de gênero e da infância. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP, onde também concluiu os cursos de Graduação em Pedagogia e Mestrado Acadêmico em Educação.

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Publicado
2020-12-21