EDUCAÇÃO INTEGRADA STEAM: A SUBJETIVIDADE DAS ARTES COMO ALIADA NOS PROCESSOS DE INOVAÇÃO DO SÉCULO XXI
Resumo
Frente aos desafios do século XXI, a linha que separava as áreas da ciência, da tecnologia, da engenharia, da matemática e das artes, está cada vez mais fluida. A inclusão do pensamento artístico na educação de engenheiros e cientistas aponta para um aperfeiçoamento na capacidade de criação de produtos e serviços relevantes para a humanidade. Este modelo leva em conta a humanização das relações de trabalho e um processo de produção seguro e responsável, que promoverá uma relação mais equilibrada e justa entre a sociedade e o meio ambiente. Este estudo se debruça sobre uma metodologia que embasa este pensamento e que se apresenta sob o acrônimo STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) e objetiva analisar a metodologia, demonstrando como a subjetividade das artes pode atuar como aliada nos processos de inovação. Para atender aos propósitos desta pesquisa procedeu-se uma pesquisa documental e bibliográfica que resultou em um seminário que apresenta a metodologia STEAM.
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