EDUCAÇÃO INTEGRADA STEAM: A SUBJETIVIDADE DAS ARTES COMO ALIADA NOS PROCESSOS DE INOVAÇÃO DO SÉCULO XXI

Palavras-chave: Educação STEAM. Inovação. Criatividade

Resumo

Frente aos desafios do século XXI, a linha que separava as áreas da ciência, da tecnologia, da engenharia, da matemática e das artes, está cada vez mais fluida. A inclusão do pensamento artístico na educação de engenheiros e cientistas aponta para um aperfeiçoamento na capacidade de criação de produtos e serviços relevantes para a humanidade. Este modelo leva em conta a humanização das relações de trabalho e um processo de produção seguro e responsável, que promoverá uma relação mais equilibrada e justa entre a sociedade e o meio ambiente. Este estudo se debruça sobre uma metodologia que embasa este pensamento e que se apresenta sob o acrônimo STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) e objetiva analisar a metodologia, demonstrando como a subjetividade das artes pode atuar como aliada nos processos de inovação. Para atender aos propósitos desta pesquisa procedeu-se uma pesquisa documental e bibliográfica que resultou em um seminário que apresenta a metodologia STEAM.

Biografia do Autor

Cristiane Friggo e Barros, Universidade Federal Fluminense -UFF

Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (2019). Graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), com especialização em Publicidade e Propaganda, e Pós Graduada na área de Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1987). Com experiência profissional na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda / Marketing, atuei como profissional de Marketing em empresas nacionais e multinacionais. 

Guido Vaz Silva, Universidade Federal Fluminense - UFF

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal Fluminense (2005), mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atuou em diversas pesquisas e projetos de extensão, principalmente, nas áreas de engenharia de processos, projeto organizacional, gestão de sourcing e desenvolvimento da gestão pública. Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Engenharia do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Universidade Federal Fluminense.

Sergio Ricardo da Silveira Barros, Universidade Federal Fluminense - UFF

Economista com Pós-Doutorado em Sistemas de Gestão Ambiental pelo LATEC/ UFF - Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios & Meio Ambiente com apoio da FAPERJ.  Possui Doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense na área de Ordenamento Territorial e Planejamento Ambiental, Mestrado em Ciência Ambiental na área de Gestão Ambiental pela UFF. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense - UFF no Curso de Bacharelado em Ciência Ambiental vinculado ao Departamento de Análise Geoambiental do Instituto de Geociências. Atua no ensino e pesquisa no Mestrado em Sistemas de Gestão e no Doutorado em Sistemas de Gestão sustentável nas áreas de Planejamento e Gestão Ambiental, Avaliação de Impacto Ambiental e Avaliação Ambiental Estratégica. É Membro do Comitê Científico da REMADS - Rede UFF de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Participa dos Grupos de Pesquisas da UFF/CNPq em Gerenciamento Costeiro do  Instituto de Geociências e do Núcleo de Gestão de Riscos de Processos em Sistemas Industriais da Escola de Engenharia. É pesquisador e membro do Grupo de Pesquisa RENATURA - Núcleo de estudos sobre religião e natureza da Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Publicado
2021-10-18