ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA USADAS POR ALUNOS DE UMA LICENCIATURA EM LETRAS

  • Carlos Roberto Ludwig UFT
  • Jacinta Dias Ferreira UFT

Resumo

Esta pesquisa tem o objetivo de analisar as estratégias de aprendizagem de língua Inglesa usada pelos alunos do curso de Letras. Observamos como essas estratégias influenciam e contribuem para o processo de ensino e aprendizagem de LI. Para tanto, baseamos a pesquisa nos estudos de Bezerra (2006), Bohn (2016), Oxford (1990,1989), O´Malley & Chamot (1990) e nos estudo de Paiva (1998, 1994, 2005). Para isso, usamos a pesquisa de natureza quantitativa descritiva. A mesma foi realizada por meio de coletas dos dados com aplicação de questionário estruturado. Por fim, descrevemos os dados e fizemos uma reflexão baseada nas respostas sobre as EA dadas pelos sujeitos da pesquisa, para que os docentes passam utilizar esses dados para a aplicação no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Ludwig, UFT
Professor Adjunto da Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT. Doutor em Letras - Literaturas de Línguas Inglesa, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com a Tese de Doutorado Mimesis of Inwardness in Shakespeare's Drama: 'The Merchant of Venice (2013). Mestre em Letras, na área de Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com a Dissertação de Mestrado em Shakespeare, intitulada Tensões Políticas e Psicológicas em Macbeth e no Drama de Shakespeare (2008). Graduado em Letras- Português, Inglês e Literaturas e Letras - Português, Francês e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente em Literaturas de Língua Inglesa, Shakespeare, poesia e tradução, Renascença Inglesa e Francesa, Ensino de Línguas Estrangeiras (Inglês, Francês e Alemão). Atualmente, é docente do curso de graduação em Letras-Língua Inglesa e Literaturas da UFT e atua como Docente Permanente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras, do Câmpus de Porto Nacional/UFT.
Jacinta Dias Ferreira, UFT
Graduada em Letras pela UFT

Referências

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Publicado
2017-11-10
Seção
Artigos