ARQUEOLOGIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: DIÁLOGOS SOBRE MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÕES DOS INDÍGENAS PELOS ESTUDANTES DE INHAPI-AL A PARTIR DA INTERVENÇÃO EDUCACIONAL ARQUEOLÓGICA

  • Gustavo Manoel da Silva Gomes Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Flávio Augusto de Aguiar Moraes Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Jefferson Júnior do Nascimento Lima Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar problemáticas e resultados prévios da pesquisa: ARQUEOLOGIA PÚBLICA, MEMÓRIA E IDENTIDADE: sentidos, usos e apropriações dos sítios arqueológicos de pintura rupestre no Município de Inhapi, sertão alagoano (2015-2016), que busca perceber com se dá a percepção desses espaços pela população local, tendo como mostra a comunidade escolar. Por meio de oficinas de educação patrimonial os alunos foram levados a refletir sobre os sítios de pintura rupestre e seus significados para a população local. Associou-se a produção desses achados a grupos indígenas pretéritos reconhecendo a presença indígena na história local (baixo São Francisco) desde longas datas. O trabalho nos proporcionou ainda problematizar as representações do alunado acerca dos grupos indígenas atuais e passados, realizando análises comparativas entre essas diferentes formas de presença no local ao longo do tempo.

Biografia do Autor

Gustavo Manoel da Silva Gomes, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em História Social da Cultura Regional pela UFRPE (2013). Especialista em História e Cultura Afro-brasileira pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP - 2011). Graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE (2009). Professor Assistente II do curso de História, Licenciatura, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus Sertão, ministrando as disciplinas História Antiga, História Medieval, História da África e Estágio Supervisionado I. Coordenou o referido curso de outubro de 2015 a janeiro de 2017. Foi coordenador da área de História do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de 2014 a 2016 Atua nos seguintes temas: Ensino de História, Educação para as Relações Étnico-Raciais, História e Cultura Afro-Brasileira, História e Linguagem, Educação Patrimonial, Formação de Professores, Prática Pedagógica e Métodos e Técnicas de Ensino, em projetos de cunho interdisciplinar.
Flávio Augusto de Aguiar Moraes, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Professor Assistente II do curso de História da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus do Sertão. Doutorando em Antropologia pela Universidade de Coimbra (UC). Coordenador do Núcleo de Pesquisas e Estudos Arqueológicos e Históricos – NUPEAH/UFAL-Campus Sertão.
Jefferson Júnior do Nascimento Lima, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Graduando em História Licenciatura, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus do Sertão. Bolsista de Permanência Indígena (MEC). Aluno-pesquisador do Núceo de Pesquisas e Estudos Arqueológicos e Históricos (NUPEAH).

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Publicado
2017-10-27