EDUCAÇÃO FÍSICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: NOTAS SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DAS PRÁTICAS CORPORAIS E A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL

Palavras-chave: Educação Física. BNCC. Educação Integral. Organização do Conhecimento.

Resumo

A presente pesquisa tem como tema a organização do conhecimento da educação física com base no contexto histórico-social da aprovação e divulgação da versão homologada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em termos de objetivo, buscamos analisar a orientação curricular da Educação Física na BNCC no ensino fundamental. Agregamos à análise, a concepção de educação integral presente no referido documento. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica que envolve produções científicas pertinentes ao tema. Compreendemos que apesar de aprovada e propalada pelo Ministério da Educação (MEC), a BNCC precisa ser continuamente analisada e (re)construída na perspectiva das resistências e lutas, em vista da educação de qualidade socialmente referenciada aos marginalizados do sistema educacional e social. Concluímos, entre outros elementos, que o documento apresenta uma concepção de educação física de cunho praticista e, por isso mesmo, não se mostra coerente com o discurso em relação à defesa de uma educação integral.

Biografia do Autor

Renan Santos Furtado, Escola de Aplicação da UFPA

Mestre e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA). Membro do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ/UFPA). Professor da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. 

Gabriel Pereira Paes Neto, SEDUC/PA

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA). Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Pará (PPGECM/UFPA). Membro do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ/UFPA). Professor da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA). 

Vanessa Costa do Espírito Santo, Escola Superior da Amazônia

Especialista em Educação Física Escolar pela Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ). 

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Publicado
2021-08-26