EDUCAÇÃO FÍSICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: NOTAS SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DAS PRÁTICAS CORPORAIS E A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL
Resumo
A presente pesquisa tem como tema a organização do conhecimento da educação física com base no contexto histórico-social da aprovação e divulgação da versão homologada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em termos de objetivo, buscamos analisar a orientação curricular da Educação Física na BNCC no ensino fundamental. Agregamos à análise, a concepção de educação integral presente no referido documento. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica que envolve produções científicas pertinentes ao tema. Compreendemos que apesar de aprovada e propalada pelo Ministério da Educação (MEC), a BNCC precisa ser continuamente analisada e (re)construída na perspectiva das resistências e lutas, em vista da educação de qualidade socialmente referenciada aos marginalizados do sistema educacional e social. Concluímos, entre outros elementos, que o documento apresenta uma concepção de educação física de cunho praticista e, por isso mesmo, não se mostra coerente com o discurso em relação à defesa de uma educação integral.
Referências
AGUIAR, M. Â. Relato da Resistência à instituição da BNCC pelo conselho nacional de educação mediante pedido de vista e declarações de voto. In: AGUIAR, Márcia Ângela; DOURADO, Luís Fernando. A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: Avaliação e perspectivas. [livro eletrônico]- Recife: ANPAE, 2018. Disponível em: http://www.seminariosregionaisanpae.net.br/BibliotecaVirtual/4-Publicacoes/BNCC-VERSAO-FINAL.pdf. Acesso em: 30 out. 2019.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura (Obras Escolhidas v. I). São Paulo: Brasiliense, 1985.
BERNSTEIN, B. A pedagogização do conhecimento: estudos sobre contextualização. Cadernos de Pesquisa, n. 120, novembro/ 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742003000300005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 11 jun. 2020.
BETTI, M. A versão final da Base Nacional Comum Curricular da educação física (Ensino Fundamental): menos virtudes, os mesmos defeitos. Rev. Bras. Educ. Fís. Escolar Ano IV, V. 1 – jul. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/329244831_A_VERSAO_FINAL_DA_BASE_NACIONAL_COMUM_CURRICULAR_DA_EDUCACAO_FISICA_ENSINO_FUNDAMENTAL_menos_virtudes_os_mesmos_defeitos. Acesso em: 11 jun. 2020.
BETTI, M; GOMES-DA-SILA, P. N. Corporeidade, jogo, linguagem: a Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2019.
BERTINI JUNIOR, N; TASSONI, E. C. M. A Educação Física, o docente e a escola: Concepções e práticas pedagógicas. Rev. Bras. Edu. Fis. Esporte. São Paulo, 2013. Disponível em: file:///C:/Users/Vanessa/Downloads/63117-Texto%20do%20artigo-82617-1-10-20131010.pdf. Acesso em: 30 out. 2019.
BRACHT, V. Educação física e ciência: cenas de um casamento (in)feliz. 3. ed. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2007. Disponível em: http://www.revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/753/427. Acesso em: 30 out. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a Base. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 30 out. 2019.
CIAVATTA, M. O ensino integrado, a politécnica e a educação omnilateral: Por que lutamos?. Trabalho e educação, Belo Horizonte, n.1, p. 187-205, jan-abr. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303. Acesso em: 30 out. 2019.
COSTA, M; ALMEIDA, F. Q. A Educação Física e a “virada culturalista” do campo: um olhar a partir de Mauro Betti e Valter Bracht. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, vol. 22, n. 01, p. 1-12, jan/abr, 2018. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/522. Acesso em: 11 jun. 2020;
FENSTERSEIFER, P. E. A educação física na crise da modernidade. 1999. 213 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/253704/1/Fensterseifer_PauloEvaldo_D.pdf. Acesso em: 25 fev. 2015.
______. O que significa aprender no âmbito da cultural corporal de movimento? Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 7, n. 2, p. 320-328, 2012. Disponível em: https://scholar.google.com/scholar?hl=pt-PT&as_sdt=0%2C5&q=o+que+significa+aprender+no+ambito+da+cultura+corporal+de+movimento&btnG=. Acesso em: 30 out. 2019.
______; SILVA, S. P. Conhecimento e intervenção na educação física: questões ético-epistemológicas. 2015. (Anais do XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte/CONBRACE. VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte/CONICE). Vitória – ES - Brasil. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2015/6conice/paper/view/7825. Acesso em: 30 out. 2019.
FREITAS, L. C. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Campinas: Educ. soc., v. 35, n 129, p. 1085-1114, out.-dez., 2014. Disponível em: https://scholar.google.com/scholar?hl=pt-PT&as_sdt=0%2C5&q=os+reformadores+empresariais+na+educacao+e+a+disputa+pelo+controle+&btnG=. Acesso em: 30 out. 2019.
FURTADO, R. S; BETTI, M. Summum jus, summa injuria: os acadêmicos como legisladores e a BNCC Educação Física. 2019. Disponível em: https://movimentalidade.wixsite.com/saberesdiagonais/summumjus. Acesso em: 11 jun. 2020.
FURTADO, R. S; BORGES, C. N. F. A condição esportiva. Educação, Santa Maria, v. 44, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/36264/pdf. Acesso em: 11 jun. 2020.
FURTADO, R. S; COSTA, G. H. O. Perspectiva docente sobre as “repercussões” da Base Nacional Comum Curricular na formação de professores de Educação Física. Revista Cocar V.14. N.28 Jan./Abr./2020 p. 681-701. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3144. Acesso em: 07 ago. 2021.
FURTADO, R. S; SILVA, V. V. A. A reforma em curso no ensino médio brasileiro e a naturalização das desigualdades escolares e sociais. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.18, n.1, p. 158-179 jan./mar. 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/45763/31724. Acesso em: 11 jun. 2020.
HYPOLITO, Á. M. BNCC agenda global e formação docente. Brasília: Revista retratos da escola, v. 13, n. 25, p. 187-201, jan./mai. 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Alvaro_Hypolito/publication/335402074_BNCC_Agenda_Global_e_Formacao_Docente/links/5d63f574458515d610260f5c/BNCC-Agenda-Global-e-Formacao-Docente.pdf. Acesso em: 30 out. 2019.
LOPES, A. C. Apostando na produção contextual do currículo. In: AGUIAR, M. Â; DOURADO, L. F. A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: Avaliação e perspectivas. [livro eletrônico]- Recife: ANPAE, 2018. Disponível em: http://www.seminariosregionaisanpae.net.br/BibliotecaVirtual/4-Publicacoes/BNCC-VERSAO-FINAL.pdf. Acesso em: 30 out. 2019.
MOURA, D. H. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para formação humana integrada. Educ. Pesqui., São Paulo, n.3, p. 705-720, Jul./Set. 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/298/29827632012.pdf. Acesso em: 30 out. 2019.
NEIRA, M. G. Incoerências e inconsistências da BNCC de Educação Física. São Paulo: CBCE, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32892018000300215&script=sci_abstract&tlng=es. Acesso em: 30 out. 2019.
PAES NETO, G. P; FRANÇA, N. F; FURTADO, R. S. Teoria do conhecimento e epistemologia na pesquisa em Educação Física. Filosofia e Educação. Filosofia e Educação (Online), Campinas, SP, v. 8, n. 3, p. 13-32, dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8647071. Acesso em: 30 out. 2019.
______; PAIXÃO, C. J; FURTADO, R. S. Debate epistemológico na educação física: a busca por elementos de mediação entre os paradigmas neomoderno e marxista. Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica, Recife, v. 4, n. 1, p. 296 - 315, 2018. CAp UFPE. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/cadernoscap/article/view/237644. Acesso em: 30 out. 2019.
PICH, S. Cultura corporal de movimento. In: GONZÁLEZ, F.; FENSTERSEIFER, P. E. (Org.). Dicionário crítico de educação física. Ijuí: Editora Unijuí, 2014. p. 108-111.
POSSER, J; ALMEIDA, L. H. D; MOLL, J. Educação Integral: Contexto histórico na educação brasileira. Revista de ciências humanas- educação. V.17. 2016. Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/2177. Acesso em: 30 out. 2019.
RAMOS, M. N. História e política da educação profissional. [livro eletrônico]- Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Hist%c3%b3ria-e-pol%c3%adtica-da-educa%c3%a7%c3%a3o-profissional.pdf. Acesso em: 30 out. 2019.
SANTOS, L. A. M. O corpo próprio como princípio educativo: A perspectiva de Merleau-Ponty. 1 ed. Curitiba: Appris, 2016.
SANTOS, M. A. R; BRANDÃO, P. P. S. Base Nacional Comum Curricular e Currículo da Educação Física: Qual o lugar da diversidade cultural? Horizontes, 2018. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/593. Acesso em: 30 out. 2019.
TORRES, J. C; XAVIER, C. Parâmetros curriculares nacionais: Novo paradigma para a formação do professor e da prática docente em educação física? EccoS Revista cientifica, num. 37, mayo-agosto, 2015, pp. 197-214. Universidade Nove de Julho, São Paulo, Brasil. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/715/71543111012.pdf. Acesso em: 30 out. 2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).