COMO O USO DA IMAGEM PODE SER UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE BIOQUÍMICA NA GRADUAÇÃO?

Palavras-chave: Ensino superior. Estratégia de ensino. Metavisualização. Metacognição.

Resumo

Pesquisas em educação e ensino têm se preocupado em desenvolver metodologias ou estratégias, onde os estudantes possam melhor compreender os conteúdos tratados em sala de aula. Neste sentido, este estudo tem como objetivo verificar se o uso da imagem apresenta eficiência como uma ferramenta metodológica efetiva ou auxiliadora no desenvolvimento da argumentação científica no Ensino de Bioquímica. Desta forma, foi realizada uma análise comparativa entre diferentes estratégias de ensino, em quais observou-se a utilização de imagens, e estudos sem presença de imagens. Foram analisadas 23 publicações coletadas do banco de dados da revista de Ensino de Bioquímica no período de 2009-2019, e verificaram-se 18 palavras sinônimas de argumentação ou que indicaram tal presença. Dentre as 91,3% publicações com utilização de imagens foram encontradas: compreensão (36,75%), discussão (29,48%) e reflexão (3,84%). Dessarte, constatou-se que a imagem pode atuar como uma ferramenta metodológica que promove a argumentação científica no Ensino de Bioquímica.

Biografia do Autor

Thiago Vinicius Ferreira da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica (UFSM). 

Luana Ehle Joras, PPGECQVS/UFSM

Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Licenciada em Ciências Biológicas (UFSM). Doutoranda no (PPGECQVS/UFSM). 

Maria Rosa Chitolina Schetinger, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-doutorado no Albert Einstein College of Medicine/USA, Doutora em Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Licenciada em Ciências Biológicas (UFRGS). Professora titular da Universidade Federal de Santa Maria no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS). 

Referências

ALCÂNTARA, Nayra Rodrigues de; FILHO, Aroldo Vieira de Moraes. Elaboração e utilização de um aplicativo como ferramenta no ensino de Bioquímica: carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos. Revista de Ensino de Bioquímica, Goiás, v. 13, n. 3, ago.-dez. 2015. Disponibilidade em: . Acesso em: 13 abr. 2020.

ALMEIDA, Joyce Fernandes; KIILL, Keila Bossolani. Construção de Modelos 3D impressos como estratégia para a aprendizagem do conceito de interação enzima-substrato. Journal of Biochemistry Education, Minas Gerais, v. 17, n. Esp. jan.-jun. 2019. Disponibilidade em: . Acesso em: 14 abr. 2020.

ANDRADE, Raíssa Silva Bacelar de; SILVA, Ayres Fran da Silva e; ZIERER, Maximiliano de Souza. Avaliação das dificuldades de aprendizado em Bioquímica dos discentes da Universidade Federal do Piauí. Journal of Biochemistry Education, Piauí, v. 15, n. 1, fev.-jul. 2017. Disponibilidade em: < http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/690>. Acesso em: 03 abr. 2020.

ANDRADE, Vera Regina Medeiros; STAUDT, Keli Jaqueline; MOERSCHBACHER, Sandra Wilhelm; AJALA, Ediele Ricardo; FIORIN, Tanise Maria; SANTOS, Antônio Vanderlei dos; LAWALL, Ivani Teresinha. Análise do conhecimento dos acadêmicos das áreas biológicas e saúde sobre o dogma "DNA – RNA – Proteína". Journal of Biochemistry Education, Rio Grande do Sul, v. 17, n. 1, mai.2018-apr. 2019. Disponibilidade em: . Acesso em: 14 abr. 2020.

AZIZ, Abdul Samad; SURYAKAR, Adinath N; DIKSHIT, Madurima. Impacto do ensino do Ciclo da Ureia por meio do “vídeo animado” versos o método de retroprojetor: percepção dos estudantes do primeiro ano de bacharelado em odontologia. Journal of Biochemistry Education, Pune - Índia, v. 15, n. 2, set.-ago. 2017. Disponibilidade em: . Acesso em: 14 abr. 2020.

BARBOSA, Eduardo Fernandes. Proposta de um modelo de simulação de análises de espectrometria de massa para aulas práticas de Bioquímica no Ensino Superior. Journal of Biochemistry Education, Bahia, v. 13, n. 3, ago.-dez. 2015. Disponibilidade em:
. Acesso em: 13 abr. 2020.

CANESCHI, Washington Luiz; SANCHEZ, Angélica Bianchini; PEREIRA, Josielda Gomes; GARCIA, Camila Carrião Machado; MOREIRA, Leandro Márcio. Isolamento e purificação de sideróforos bacterianos: uma abordagem educacional multidisciplinar. Journal of Biochemistry Education, Minas Gerais, v. 17, jan.-jun. 2019. Disponibilidade em: . Acesso em: 14 abr. 2020.

CASTANHO, Maria Eugênia. Professores de Ensino Superior da área da Saúde e sua prática pedagógica. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, Campinas - SP, v. 6, n. 10, 2002. Disponibilidade em: . Acesso em: 06 abr. 2020.

CYRINO, Eliana Goldfarb; TORALLES-PEREIRA, Maria Lúcia. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Caderno de Saúde Pública, São Paulo, v. 20, n. 3, 2004. Disponibilidade em: . Acesso em: 08 abr. 2020.

COSTA, Caetano da; GALEMBECK, Eduardo. Estudos dirigidos inovadores para a aprendizagem significativa de bioquímica no curso de biologia: uma pesquisa baseada em design. Journal of Biochemistry Education, Campinas, v. 15, n. 2, ago.-dez. 2017. Disponibilidade em: . Acesso em: 14 abr. 2020.

COVIZZI, Uderlei Donizete Silveira; LOPES-DE ANDRADE, Patrícia de Fátima. Estratégia para o ensino do metabolismo dos carboidratos para o curso de farmácia, utilizando metodologia ativa de ensino. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, São Paulo, n. 1, 2012. Disponibilidade em: . Acesso em: 13 abr. 2020.

ESTEVES, Manuela. Para a excelência pedagógica do ensino superior. Revista de Ciências da Educação, Lisboa, n. 7, set.-dez. 2008. Disponibilidade em: . Acesso em: 06 abr. 2020.

FERREIRA, Adriana Oliveira; LIMA, Clauciene Aparecida; HORNINK, Gabriel Gerber. O ensino-aprendizagem online de Bioquímica e as ferramentas de mediação: um estudo de caso. Revista de Ensino de Bioquímica, Minas Gerais, v. 12, n. 1, jan.-jul. 2014. Disponibilidade em: . Acesso em: 13 abr. 2020.

FERREIRA, Maria Imaculada Conceição Veras; MUNIZ, Simara de Sousa. A ludicidade como estratégia de apoio na aprendizagem dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Humanidades & Inovação, Tocantins, v. 7, n. 8, fev.-mar. 2020. Disponibilidade em: . Acesso em: 05 jun. 2020.

FONSECA, Larissa Assis Barony Valadares; MARSON, Guilherme Andrade; SOUZA-PINTO, Nadja Cristhina de. Tutorial Estrutura e Estabilidade do DNA: animações interativas da estrutura tridimensional do DNA. Journal of Biochemistry Education, São Paulo, v. 15, mar.-out. 2017. Disponibilidade em: . Acesso em: 14 abr. 2020.

GAETA, Henrique Hessel; ORTOLAN, Bruna Doimi; RODRIGUES, Caroline Fabri Bittencourt; COSTA, Caroline Ramos da Cruz; BELCHOR, Mariana Novo; TOYAMA, Daniela de Oliveira; TOYAMA, Marcos Hikari. “METABOLIC RIDE” uma ferramenta de avaliação conceitual para o ensino de bioquímica metabólica para os alunos de graduação em ciências biológicas e áreas correlatas. Journal of Biochemistry Education, São Paulo, mar.-dez. 2017. Disponibilidade em: . Acesso em: 13 abr. 2020.

GALAGOVSKY, Lydia R; RODRÍGUEZ, María ALejandra; STAMATI, Nora; MORALES, Laura. F. Representaciones mentales, lenguajes y códigos en la enseñanza de ciencias naturales. Un ejemplo para el aprendizaje del concepto de reacción química a partir del concepto de mezcla. Enseñanza de las Ciencias, Bueno Aires, v. 21, n. 1, 2003. Disponibilidade em: . Acesso em: 20 abr. 2020.

GARZÓN, Juan Carlos Veja; MAGRINI, Márcio Luiz; COSTA, Caetano da; GALEMBECK, Eduardo. Realidade aumentada no ensino de vias metabólicas. Revista de Ensino de Bioquímica, São Paulo, v. 12, n. 2, set.-dez. 2014. Disponibilidade em: . Acesso em: 08 abr. 2020.

GARZÓN, Juan Carlos Veja; MAGRINI, Marcio; GALEMBECK, Eduardo. Realidade virtual no ensino de vias metabólicas. Journal of Biochemistry Education, São Paulo, v. 16, n. 1, mai.2017-set. 2018. Disponibilidade em: . Acesso em: 14 abr. 2020.

HENAO, Berta Lucila; STIPCICH, Maria Silvia. Educación en ciencias y argumentación: la perspectiva de Toulmin como posible respuesta a las demandas y desafíos contemporáneos para la enseñanza de las Ciencias Experimentales. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Colombia, v. 7, n. 1, 2008. Disponibilidade em: . Acesso em: 09 abr. 2020.

HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. Série Ideias, Rio Grande do Sul, v. 22, 1994. Disponibilidade em: . Acesso em: Acesso em: 04 mai. 2020.

JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, María Pilar; FREDERICO-AGRASO, Marta. A argumentação sobre questões sociocientíficos: processos de construção e justificação do conhecimento na aula. Educação em Revista (Belo Horizonte), Galícia-Espanha, v. 43, 2006. Disponibilidade em: . Acesso em: 06 mai. 2020.

JÚNIOR, Airton Araújo Souza; ANDRADE, Giulianna Paiva Viana de; SANTOS, Elizeu Antunes dos. Ensino híbrido e gamificação aplicado no ensino de Bioquímica. Journal of Biochemistry Education, Rio Grande do Norte, v. 16, n. 2, 2018. Disponibilidade em: . Acesso em: 14 abr. 2020.

KUHN, Deanna. Science as argument: Implications for teaching and learning scientific thinking. Science Education, Columbia, v. 77, n. 3, jun. 1993. Disponibilidade em: . Acesso em: 09 abr. 2020.

LEÃO, Denise Maria Maciel. Paradigmas contemporâneos de educação: escola tradicional e escola construtivista. Cadernos de pesquisa, Ceará, n. 107, jul. 1999. Disponibilidade em: . Acesso em: 06 abr. 2020.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. 1 ed. São Paulo: Editora 34, 1993.

LOGUERCIO, Rochele; SOUZA, Diogo; PINO, José Cláudio Del. Mapeando a educação em bioquímica no Brasil. Ciências & Cognição, Rio Grande do Sul, v. 10, mar. 2007. Disponibilidade em: . Acesso em: 02 abr. 2020.

MAFFRA, Stella Maria. Mapas Conceituais como recurso facilitador da Aprendizagem Significativa – uma abordagem prática. 2011. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Nilópolis, Rio de Janeiro, 2011.

MARSON, Guilherme Andrade; TORRES, Bayardo Baptista. Fostering multirepresentational levels of chemical concepts: a framework to develop educational software. Journal of Chemical Educational, São Paulo, v. 88, out. 2011. Disponibilidade em: . Acesso em: 24 abr. 2020.

NASCIMENTO, Yandra Alzira Pereira do; SARAIVA, Luis Flávio Mendes. Ferramentas de bioinformática aplicadas ao ensino da biotecnologia. Journal of Biochemistry Education, Ceará, v. 17, n. 1, set. 2018-jun. 2019. Disponibilidade em: . Acesso em: 14 abr. 2020.

OENNING, Vanessa; OLIVEIRA, Juliana Moreira Prudente de. Dinâmicas em sala de aula: envolvendo os alunos no processo de ensino, exemplo com os mecanismos de transporte da membrana plasmática. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, Paraná, n. 1, jul. 2011. Disponibilidade em: . Acesso em: 06 abr. 2020.

PERELMAN, Chaim. Argumentação. In: ––––––. Enciclopédia Einaudi, Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1987, p. 234-265.

PERELMAN, Chan; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: A Nova Retórica. Tradução de Maria E. G. G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

PINHEIRO, Tamara Deyse Lins; SILVA, Juliana Alves da; SOUZA, Pamella Ramona Moraes de; NASCIMENTO, Magnely Moura do; OLIVEIRA, Hermógenes David de. Ensino de Bioquímica para acadêmicos de Fisioterapia: visão e avaliação do discente. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, Ceará, v. 7, n. 1, fev. 2009. Disponibilidade em: . Acesso em: 02 abr. 2020.

PRADO, Silvia Regina Tozato. Bioquímica e Literatura: Contos e Crônicas – uma abordagem por meio da aprendizagem colaborativa. Journal of Biochemistry Education, Paraná, v. 15, mar.-out. 2017. Disponibilidade em: . Acesso em: 14 abr. 2020.

SANTOS, Valquiria Tiago dos; ANACLETO, Celma. Monitorias como ferramenta auxiliar para aprendizagem da disciplina bioquímica: uma análise no Unileste-MG, Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, Minas Gerais, v. 5, n. 1, mai. 2007. Disponibilidade em: . Acesso em: 02 abr. 2020.

SABINO, George; AMARAL, Fernando Costa; SABINO, Claudia De Vilhena Schayer; KATTAH, Luciene Rodrigues. Proposta de uma metodologia para o ensino da estrutura e função das proteínas na disciplina bioquímica. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, Minas Gerais, n. 1, fev. 2009. Disponibilidade em: . Acesso em: 13 abr. 2020.

SCATIGNO, Andreza Costa. Ensino de bioquímica no curso de nutrição em uma instituição de ensino superior da rede particular: diagnósticos e intervenções. 2011. 136 f. Tese (Doutorado em Ciências - Bioquímica) – Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, 2011.

SCATIGNO, Andreza Costa; TORRES, Bayardo Baptista. Diagnósticos e intervenções no Ensino de Bioquímica. Journal of Biochemistry Education, São Paulo, v. 24, n. 1, mar.-mai. 2016. Disponibilidade em: . Acesso em: 13 abr. 2020.

SCHIMIDT, Denise Braga; HEGGENDORNN, Lorraine Herdy; PEREIRA, Helena de Souza; VIEIRA, Valéria; AGUIAR-ALVES, Fábio. Mapas Conceituais no Ensino de Bioquímica, uma integração entre os Conceitos Científicos. Revista de Ensino de Bioquímica, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, abr.-out. 2014. Disponibilidade em: . Acesso em: 13 abr. 2020.

SILVA, Itamar Mendes da. Avaliação, reflexão e pesquisa na formação inicial de professores/as. Avaliação (Campinas) [online], São Paulo, v. 14, n. 1, 2009. Disponibilidade em: . Acesso em: 04 mai. 2020.

SILVA, Marcílio Farias da; CORTEZ, Rita de Cássia Costa; OLIVEIRA, Viviane Barbosa de. Software Educativo como auxílio na aprendizagem da matemática: uma experiência utilizando as quatro operações com alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental. Revista ECCOM, São Paulo, v. 4, n. 7, jan.-jun. 2013. Disponibilidade em: . Acesso em: 21 abr. 2020.

SILVA, Yuri Rafael de Oliveira; TODA, Armando Maciel; ISOTANI, Seiji; XAVIER, Luciana Pereira. Uso de gamificação em aulas de Bioquímica como ferramenta de engajamento e motivação no Ensino Superior. Journal of Biochemistry Education, Pará, v. 15, mar.-out. 2017. Disponibilidade em: . Acesso em: 13 abr. 2020.

SILVEIRA, Joice Trindade; ROCHA, João Batista Teixeira da. Produção Científica sobre estratégias didáticas utilizadas no ensino de Bioquímica: uma revisão sistemática. Journal of Biochemistry Education, Rio Grande do Sul, v. 14, n. 1, mai.-dez. 2016. Disponibilidade em: . Acesso em: 02 abr. 2020.

STINGHEN, Regiane Santos. Tecnologias na educação: dificuldades encontradas para utilizá-la no ambiente escolar. 2016. 32 f. (Curso de especialização Educação na Cultura Digital) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Santa Catarina, 2016.

TOYAMA, Marcos Hikari; GAETA, Henrique Hessel; ORTOLAN, Bruna Doimi; RODRIGUES, Carolline Fabri Bittencourt; COSTA, Caroline Ramos da Cruz; BELCHOR, Mariana Novo; TOYAMA, Daniela de Oliveira. “Biotecnological War” uma ferramenta de avaliação conceitual e de percepção para o ensino de biotecnologia e química de proteínas para os alunos de graduação em ciências biológicas. Journal of Biochemistry Education, São Paulo, v. 15, mar.-out. 2017. Disponibilidade em: . Acesso em: 13 abr. 2020.

TRINDADE, Vera M. T; PASTORIZA, Bruno S; VIANNA, Luciene P., SALBEGO, Christianne G; PINO, José C. Del. Um objeto de aprendizagem para o estudo interativo da glicogênese hepática pelas vias direta e indireta. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, Porto Alegre, n. 1, jul. 2011. Disponibilidade em: . Acesso em: 13 abr. 2020.

VIEIRA, Rodrigo Drumond; NASCIMENTO, Silvania Souza. Argumentação no ensino de ciências: tendências, práticas e metodologia de análise. Curitiba: Appris, 2013.

VRIES, Mauritz Gregório de; FERREIRA, Celeste; ARROIO, Agnaldo. Concepções de licenciandos em química sobre visualizações no ensino de ciências em dois países: Brasil e Portugal. Química Nova [online], São Paulo, v. 37, n. 3, 2014. Disponibilidade em: . Acesso em: 17 abr. 2020.

WINTER, Evelyn; CARDOSO, Frank Paulo. Aprendizagem baseada em equipes no ensino de bioquímica na graduação. Journal of Biochemistry Education, Curitibanos-SC, v. 17, jan.-jun. 2019. Disponibilidade em: . Acesso em: 14 abr. 2020.

ZIERER, Maximiliano de Souza. A construção e a aplicação de modelos didáticos no ensino de Bioquímica. Journal of Biochemistry Education, Piauí, v. 15, mar.-out. 2017.Disponibilidade em:. Acesso em: 13 abr. 2020.
Publicado
2021-08-31
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos