ESTILOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE RELAÇÕES E POSSIBILIDADES

Palavras-chave: Estilos de Aprendizagem. Educação a Distância. Design Instrucional.

Resumo

A ampliação das possibilidades educacionais pela modalidade a distância exige, nas fases de criação, organização e implementação, uma equipe multidisciplinar envolvida na definição das estratégias de aprendizagem, com um projeto de design instrucional. Nesse processo, as teorias de estilos de aprendizagem podem ser consideradas. Este artigo tem como objetivo discutir alguns estilos de aprendizado à luz de concepções teóricas de diversos autores, e relacioná-los às possibilidades que podem ser utilizadas no processo de criação de cursos na modalidade a distância. Em termos metodológicos, foram utilizadas análises bibliográficas e documentais. Observou-se que é possível a utilização de conhecimentos sobre estilos de aprendizagem para a definição dos objetos que poderão compor os cursos, melhorando a interação dos alunos com o ambiente de aprendizagem, entre os próprios estudantes e com o conteúdo, fatores que poderão mitigar problemas como a desmotivação e evasão, além de contribuírem para a qualidade dos cursos nessa modalidade.

Biografia do Autor

Joane Vilela Pinto, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista - Unesp. Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2019). Participante do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Inovação e Ensino (GTIE), pela Unioeste. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Políticas. Públicas e Espaço Escolar (GPFOPE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP. Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paranã - Unioeste (1993).

Clodis Boscarioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutor em Engenharia Elétrica. Professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel. Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2002). Docente permanente e orientador no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGComp) e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) nível de Mestrado e Doutorado no campus de Cascavel. Professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel. 

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Publicado
2021-12-16
Seção
Artigos