AMBIENTE DE NEGÓCIOS DA CONTABILIDADE: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS ESCRITÓRIOS TRADICIONAIS E STARTUPS DE CONTABILIDADE

  • Bárbara Rodrigues Alves UNIRG
  • Thalliny Soares Magalhães Moreira UNIRG
  • Augusto de Rezende Campos Universidade Estadual do Tocantins
  • Darlene Teixeira Castro Universidade Estadual do Tocantins https://orcid.org/0000-0003-1867-3804
  • Rolf Costa Vidal Centro Luterano de Palmas
  • Fernando Ferrarin Ruiz
Palavras-chave: Evolução. Negócios. Contabilidade. Startups.

Resumo

O presente artigo aborda a evolução e a inovação da Contabilidade, juntamente com o surgimento dos novos modelos de negócios. Diante de todo o crescimento tecnológico e as atualizações ocorridas no mercado, é possível observar o aparecimento de novos padrões de empresas, sendo, assim, evidenciada a criação das Startups, empresas desenvolvidas no âmbito tecnológico, em que todos os serviços prestados são realizados por meio de plataformas digitais. O objetivo desta pesquisa é analisar o comparativo dos escritórios tradicionais e Startups de contabilidade em relação à prestação de serviços. Foi realizada uma pesquisa de campo, com natureza descritiva e exploratória, tendo os dados coletados por meio de uma entrevista estruturada direcionada aos proprietários dos escritórios e Startups de contabilidade, em que se observaram as semelhanças na prestação dos serviços em ambas às empresas, no que concernem os procedimentos de abertura, comunicação exercida via e-mail, envio das documentações e procedimentos realizados em todos os departamentos, mostrando, por outro lado, um diferencial no que diz respeito à assessoria destinada aos clientes.

Biografia do Autor

Bárbara Rodrigues Alves, UNIRG

Graduado em Ciências Contábeis - UNIRG. 

Thalliny Soares Magalhães Moreira, UNIRG

Graduado em Ciências Contábeis - UNIRG. 

Augusto de Rezende Campos, Universidade Estadual do Tocantins

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela UNITAU (2012). Reitor da Universidade Estadual do Tocantins. Professor Adjunto do Centro Universitário UNIRG. Consultor/facilitador nas atividades do SEBRAE. 

Darlene Teixeira Castro, Universidade Estadual do Tocantins

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Ciência da Informação pela PUC-Campinas e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (Ulbra) e Letras (Ulbra). É professora na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). 

Rolf Costa Vidal, Centro Luterano de Palmas

Pós-graduado em Direito Público pelo Centro Luterano de Palmas. Graduação em Direito pelo Centro Universitário Luterano de Palmas). Tem experiência na área de Direito Público e Privado, com ênfase em Direito Constitucional, Administrativo, Processo Legislativo, Processual Civil, Direito Civil e Direito Registral Imobiliário. Atualmente é Secretário-Chefe da Casa Civil. 

Fernando Ferrarin Ruiz

Pós-graduado em Comércio Exterior com ênfase em pequenas empresas pela UCB e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Graduado em Administração. Atualmente é empresário no ramo de Tecnologia e Inovação. 

Referências

ABStartups (2017). Tudo o que você precisa saber sobre startup. Disponível em: . Acesso em: 30 mar.2019.

ALMEIDA FILHO, Celso. A importância da informática na profissão contábil. Artigo. Disponível em: . Acesso em 18 mar.2019.

ARAÚJO, A. Q.; CAVALCANTE, A. C.; DUARTE, A. P. A tendência da contabilidade diante das novas especialidades social, ambiental e tecnológico. Qualit@as - Revista Eletrônica do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UEPB, v. 2, 2003.

BITTENCOURT, Mayara Moreira. Sistema Público de Escrituração Digital – SPED: uma análise sobre a visão dos contadores e técnicos em contabilidade dos escritórios do Setor Comercial Sul do DF. BRASILIA. 2013. Disponível em: Acesso em: 02 mar. 2019.

BLANK, S. & DORF, B., The Startup Owner’s Manual, 2012.

BRASIL. Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Disponível em: . Acesso em 02 mar. 2019a.

BRASIL. Receita Federal. SPED-Conheça o Sped: Apresentação. Disponível em: . Acesso em: 11 mar 2019b.

______. Receita Federal. SPED- Módulos- NF-e: O que é. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2019c.

______.Receita Federal. SPED- Módulos- NFC-e: O que é. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2019d.

______. Receita Federal. SPED- Módulos- ECD: O que é. Disponível em: . Acesso em 11 mar 2019e.

______. Receita Federal. SPED- Módulos- EFD ICMS IPI: O que é. Disponível em: . Acesso em 11 mar 2019f.

______. Receita Federal. SPED-Módulos- eSocial: O que é. Disponível em: . Acesso em 11 mar 2019g.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; DA SILVA, Roberto. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CHRISTENSEN, C. M. (2006). The ongoing process of building a theory of disruption. The Journal of Product Innovation Management, 23(1), p. 39-55.

COELHO, Cláudio Ulysses Ferreira; LINS, Luis dos Santos. Teoria da contabilidade: abordagem contextual, histórica e gerencial. São Paulo: Atlas, 2010.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade Gerencial: Teoria e Prática. 3ª edição. São Paulo: Atlas, 2006.

DOLABELA, Fernando (Ed.). Oficina do Empreendedor: A metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. Rio de Janeiro: Gmt, 2008.

DUARTE, Roberto Dias. Big brother fiscal III - O Brasil na era do conhecimento: como a certificação digital, SPED e NF-e estão transformando a Gestão Empresarial no Brasil. 3. ed. Belo Horizonte: Ideas At Work, 2009.

DUARTE, Roberto Dias. SPED, NF-e, ERP, tecnologias, gestão e a Era do Conhecimento. Disponível em: . Acesso em 02 mar. 2019.

FEITAL, João Carlos de Campos. DE OLIVEIRA, Marcos Roberto. DA SILVA, Thiago Lopes.Artigo: A Evolução da Contabilidade e o Mercado de Trabalho. Revista Alumni , São Paulo: 2012.

FIDELIS, Gilson José. Gestão de Pessoas - Rotinas Trabalhistas e Dinâmicas do Departamento de Pessoal. 4. ed. São Paulo: Érica, 2016.

FRANCO, Hilário. Contabilidade geral. 23. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

GITAHY, Yuri. O que é uma startup?. 2011. Disponível em: Acesso em: 06 mar.2019.

HERMANSON, B. O que é uma startup? São Paulo: Mundo Sebrae, 2011. Disponível em: http://www.mundosebrae.com.br/2011/01/o-que-e-uma-startups/. Acesso em 05 mar. 2019.

IUDÍCIUS, Sérgio de. Teoria da Contabilidade, 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LEITÃO, Leonardo Costa, MELO, Herbart dos Santos. Dicionário Tecnologia e Inovação. Sebrae, CE, 2010.

LONGHI, Fúlvio. A história da revolução das startups. Imasters,2011. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2019.

MALDONATO, Mauro. DELL‟ORCO, Silvia. Criatividade, pesquisa e inovação: o caminho surpreendente da descoberta. Disponível em: . Acesso em 04 mar. 2019.

MANUAL DE ORIENTAÇÃO E DE PROCEDIMENTOS PARA AS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS. 5. ed. Porto Alegre: Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, 2012.

MANUAL de Oslo. Diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação, 3. ed. DCOM/FINEP, 2006.

MARCONI, M., & LAKATOS, E. Fundamentos de metodologia científica . 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARCONI, M., & LAKATOS, E. Metodologia Cientifica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MARCONI, M., & LAKATOS, E. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa e elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. 15. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2009.

MATTOS, João Roberto Loureiro de. GUIMARÃES, Leonam dos Santos. Gestão da tecnologia e inovação: uma abordagem prática. São Paulo: Saraiva, 2005.

MIRANDA, Leonardo Prado. A influência da evolução da tecnologia da informação para os profissionais e escritórios de contabilidade: um estudo de caso. 2015. Artigo (Graduação) – Curso de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, 2015.Disponível em: . Acesso em: 02 mar. 2019.

OLIVEIRA, Edson. Contabilidade informatizada: teoria e prática. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

OLIVEIRA, Gustavo Pedro de. Contabilidade Tributária. São Paulo; Saraiva, 2005.

PADOVEZE, C. L. Sistemas de informações contábeis: fundamentos e análise. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

PAIVA, Vera Lúcia de O. E-mail: um novo gênero textual. In: Marcuschi, L.A.;

RAMOS, Carvalho. Importância de ter uma assessoria Contábil. 2013.Disponível em: < http://www.carvalhoramos.com.br/blog/importancia-de-ter-uma-assessoria-contabil/ > Acesso em: 22 nov. 2019.

RIBEIRO, O. G.; MARINHO, E. A.; PEREIRA, S. R.; LODDI, S. A.; SOUZA, P. S. Revista Teknhe e Logos, v.2, n.2, p. 56/72, 2011.

RIES, Eric. The Lean Startup: How Today’s Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Sucessful Businesses. Nova York: Crown Business, 2011.

RODRIGUES, Aldenir Ortiz et al. FCONT (Controle Fiscal Contábil de Transição). 3ª ed. São Paulo: IOB, 2012.

SÁ, Antônio Lopes de. Teoria da contabilidade. São Paulo: Atlas, 1998.

SEBRAE (2017). O que é uma startup. Disponível em . Acesso em: 01 abril 2019.

TABORDA, Ana. O que é uma start up?. 2006. Disponível em: Acesso em: 03 mar. 2019.
Publicado
2020-06-04