ESTÁGIO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO INFANTIL: (DES)ENCONTROS ENTRE ESTUDANTES E DOCENTES DE BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS

Palavras-chave: Docência. Pedagogia. Educação Infantil. Estágio.

Resumo

Este artigo tem como foco o estágio curricular na primeira etapa da educação básica. Busca relatar e discutir uma vivência no ensino superior, possibilitada pela disciplina de Estágio em Docência do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira de uma Instituição de Ensino Superior de Fortaleza-CE. A atividade foi desenvolvida no componente Estágio em Educação Infantil, pertencente à Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da mesma instituição. A análise dos dados construídos, à luz, principalmente de Vigotski (1988 e 2001), Ostetto (2012) e Oliveira-Formosinho (2007), possibilitou reflexões sobre as relações entre os estagiários e as professoras das unidades concedentes, evidenciando encontros e desencontros nesses contextos. A vivência no estágio contribuiu, sobretudo, com a construção, pelos sujeitos envolvidos, de importantes competências docentes, como as de ver e ouvir o outro de modo atento, respeitoso e solícito, questionando e buscando sentidos.

Biografia do Autor

Alessandra Gondim Ribeiro, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestra em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará, na linha Desenvolvimento, Linguagem e Educação da Criança, eixo Educação Infantil: práticas pedagógicas e formação de professores. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (2017). Atualmente, é coordenadora dos anos iniciais do ensino fundamental no Colégio Canarinho (FORTALEZA-CE). 

Rosimeire Costa de Andrade Cruz, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2007). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2002). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1998). Atualmente é Professora Associada II (FACED/UFC). 

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Publicado
2021-12-16
Seção
Relatos de Experiência