PROJETO CURIAÚ MOSTRA TUA CARA: EDUCAÇÃO QUILOMBOLA NO COMBATE AO RACISMO NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ BONIFÁCIO, LOCALIZADA NO QUILOMBO DO CRIA-Ú EM MACAPÁ

  • Piedade Lino Videira Universidade Federal do Amapá
  • Raylana do Espiríto Santo Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Resumo

Este artigo visa socializar alguns resultados alcançados com o estudo empírico de natureza qualitativa, realizado com a colaboração de gestores e professores (as) que laboram na Escola Estadual Quilombola José Bonifácio, localizada no Quilombo do Cria-ú- Estado do Amapá. A investigação foi realizada com o objetivo de analisar e identificar a existência de possíveis interferências ou conflitos que vêm afetando a continuidade do projeto intitulado: Curiaú Mostra a Tua Cara, em vigência de 2000 a 2016 na sobredita instituição, o qual foi idealizado com o objetivo central de afirmar positivamente a identidade negra/quilombola dos estudantes da referida instituição. O estudo revelou que à Escola vêm enfrentando uma série de dificuldades para manter o supracitado projeto, quais sejam: falta de recursos financeiros, a rotatividade de professores, a ausência de um currículo diferenciado na escola, o distanciamento entre escola e comunidade e, interferências religiosas de professores (as) evangélicos (as), entre outros aspectos.

Biografia do Autor

Piedade Lino Videira, Universidade Federal do Amapá
Sou Mulher Negra, dançadeira de Batuque e Marabaixo, idealizadora da Companhia de Dança Afro Baraka (fundada em 30 de agosto de 2000), graduada em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Amapá/UNIFAP. Psicopedagoga pela Faculdade de Macapá/FAMA. Mestre e Doutora em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Faculdade de Educação/FACED da Universidade Federal do Ceará/UFC. Eixo Temático de Pesquisa: Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola. Linha teórica: Sociopoética, Cultura e Relações Étnico-Raciais. Professora Adjunta da Universidade Federal do Amapá, lotada no Curso de Pedagogia, Integro o Corpo Docente do Mestrado em Educação-Unifap. Líder do Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Intervenção em Corporeidade, Artes, Cultura e Relações Étnico-Raciais com Ênfase em Educação Quilombola, certificado pelo CNPq. Atuo nas áreas de: Arte/Educação; Educação, Cultura e Identidade Étnica; Relações Étnico-Raciais com Ênfase em Educação Quilombola. Estou Coordenadora Geral do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros/NEAB-UNIFAP.
Raylana do Espiríto Santo, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Especialista em Política Educacional pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Graduada em Bacharelado e Licenciatura Plena em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Vencedora do Prêmio Lévi-Strauss na 29º Reunião Brasileira de Antropologia. Possui interesse em estudos dos Movimentos Sociais, Relações Étnico-Raciais e Patrimônio Cultural Amapaense. Professora de Sociologia no programa Pronatec Brasil

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Publicado
2017-10-27