CONTRIBUIÇÕES DO PATRIMÔNIO CULTURAL DA ARTE CEARENSE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA DIMENSÃO ESTÉTICA DA DOCÊNCIA
Resumo
A presente pesquisa objetiva compreender a educação estética na vida, formação e trabalho dos professores a partir das contribuições da arte de Nice Firmeza, artista cearense conhecida por seus bordados, pinturas e mandalas. O estudo teve por base a abordagem qualitativa, materializada pela pesquisa-ação, que neste trabalho segue a denominação de pesquisa-formação. Os dados foram coletados através de conversas gravadas, entrevistas abertas e grupos de diálogos reflexivos. A dimensão estética da docência se evidencia como possibilidade de aprendizagem a partir da exteriorização da subjetividade como caminho a ser percorrido rumo à apreensão da objetividade, da interpretação do mundo e do seu “eu” como sujeito cognitivo.
Referências
ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ARAÚJO, R. R. A Dimensão Estética da Docência na Formação de Professores. 2016. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Estadual do Ceará/UECE, Fortaleza, 2016.
DEWEY, J. Arte como Experiência. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DUARTE JÚNIOR, J. F. Fundamentos Estéticos da Educação. 10. ed. Campinas/SP: Papirus, 2008.
FISCHER, E. A necessidade da arte. Tradução de Leandro Konder. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014.
FLICK, U. Uma introdução à Pesquisa Qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
FONTELES, B. NicEstrigas: arte e afeto. Fortaleza: Terra da Luz Editorial, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
______. Pedagogia do oprimido. 67. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
JIMENEZ, M. O que é estética?. Tradução de Fulvia Moretto. São Leopoldo/RS: Ed. UNISINOS, 1999.
JUNG, C. G. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. 6. ed. Tradução de Maria Luiza Appy e Dora Mariana Ferreira da Silva. Petrópolis/RJ: Vozes, 2006.
LISITA, V. M. S. S. Didática e formação de professores: um estudo sobre as possibilidades da reflexão crítica. 2006. 181 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade de São Paulo/USP, São Paulo, 2006.
NASCIMENTO, F. J.; CASTRO, E. R.; LIMA, M. S. L. Matemática e qualidade de vida: uma perspectiva interdisciplinar. In: BARBOZA, P. L. (Org.). Pesquisas sobre elementos da prática de sala de aula em Matemática. Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2019. cap. 5, p. 73-86.
NASCIMENTO, F. J.; ARAÚJO, R. R.; LIMA, M. S. L. Pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio: ressignificando a formação continuada de professores. Revista COCAR (UEPA), Belém, v.11. n.21, p. 117-141, jan.-jul. 2017. Disponibilidade em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1285 Acesso em: 25 set. 2019.
RICHTER, I. M. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das artes visuais. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2003.
RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
SANTOS, J. L. O que é cultura. São Paulo: Brasilense, 2005.
SOEIRO, A. R. Conversas com Nice. Fortaleza: Gráfica LCR, 2011.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).