CONTRIBUIÇÕES DO PATRIMÔNIO CULTURAL DA ARTE CEARENSE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA DIMENSÃO ESTÉTICA DA DOCÊNCIA

Palavras-chave: Patrimônio cultural. Arte cearense. Educação estética. Formação de professores. Pesquisa-formação.

Resumo

A presente pesquisa objetiva compreender a educação estética na vida, formação e trabalho dos professores a partir das contribuições da arte de Nice Firmeza, artista cearense conhecida por seus bordados, pinturas e mandalas. O estudo teve por base a abordagem qualitativa, materializada pela pesquisa-ação, que neste trabalho segue a denominação de pesquisa-formação. Os dados foram coletados através de conversas gravadas, entrevistas abertas e grupos de diálogos reflexivos. A dimensão estética da docência se evidencia como possibilidade de aprendizagem a partir da exteriorização da subjetividade como caminho a ser percorrido rumo à apreensão da objetividade, da interpretação do mundo e do seu “eu” como sujeito cognitivo.

Biografia do Autor

Regiane Rodrigues Araújo, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC).

Francisco Jeovane do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaráu (UVA/CE); Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE); Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Professor Efetivo da rede estadual de ensino cearense (SEDUC/CE); Integrante do Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE); Bolsista da Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa (FUNCAP).

Maria Socorro Lucena Lima, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Universidade de São Paulo - USP (2001) com Pós-doutorado em Educação junto ao Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada na Universidade de São Paulo-USP (2007), com Estágio na Universidade do Minho-Portugal. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1995), Graduada em Letras (1971) e em Pedagogia (1978) pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Integra o quadro de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE da Universidade Estadual Estadual - UECE, na linha Docência no Ensino Superior e na Educação Básica.  Professora Visitante na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB 2017-2019. Pertence ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Educadores - GEPEFE e Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação do Educador e ELOSS - Educação e Cooperação Su -Sul - UNILAB.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e Estágio Curricular Supervisionado, trabalho docente, práticas escolares, docência no ensino superior e formação continua e professores. 

Patricia Helena Carvalho Holanda, Universidade Federal do Ceará

É Psicóloga, mestra, doutora em Educação pela UFC e pós-doutora na área de concentração de Desenvolvimento Profissional Docente pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNB. Cursou o estágio sênior, bolsista-CAPES, na Universidade de Lisboa, investigando o psicanalista, psicopedagogo, pedopsiquiatra, João dos Santos. Professora de Psicologia da Educação do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC, vinculada a linha de pesquisas História e Educação Comparada, sob sua coordenação. É cadastrada nos grupo de pesquisa do CNPq, Avaliação Curricular certificado pela UFC. Desenvolve uma pesquisa que tem como objetivo investigar os laços familiares e constituição dos sujeitos à luz da teoria de João dos Santos nos espaços formais de Educação em perspectiva comparada Brasil-Portugal. Orientadora de oito teses de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação, na referida linha de pesquisa.

Referências

ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ARAÚJO, R. R. A Dimensão Estética da Docência na Formação de Professores. 2016. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Estadual do Ceará/UECE, Fortaleza, 2016.

DEWEY, J. Arte como Experiência. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DUARTE JÚNIOR, J. F. Fundamentos Estéticos da Educação. 10. ed. Campinas/SP: Papirus, 2008.

FISCHER, E. A necessidade da arte. Tradução de Leandro Konder. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014.

FLICK, U. Uma introdução à Pesquisa Qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

FONTELES, B. NicEstrigas: arte e afeto. Fortaleza: Terra da Luz Editorial, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

______. Pedagogia do oprimido. 67. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

JIMENEZ, M. O que é estética?. Tradução de Fulvia Moretto. São Leopoldo/RS: Ed. UNISINOS, 1999.

JUNG, C. G. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. 6. ed. Tradução de Maria Luiza Appy e Dora Mariana Ferreira da Silva. Petrópolis/RJ: Vozes, 2006.

LISITA, V. M. S. S. Didática e formação de professores: um estudo sobre as possibilidades da reflexão crítica. 2006. 181 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade de São Paulo/USP, São Paulo, 2006.

NASCIMENTO, F. J.; CASTRO, E. R.; LIMA, M. S. L. Matemática e qualidade de vida: uma perspectiva interdisciplinar. In: BARBOZA, P. L. (Org.). Pesquisas sobre elementos da prática de sala de aula em Matemática. Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2019. cap. 5, p. 73-86.

NASCIMENTO, F. J.; ARAÚJO, R. R.; LIMA, M. S. L. Pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio: ressignificando a formação continuada de professores. Revista COCAR (UEPA), Belém, v.11. n.21, p. 117-141, jan.-jul. 2017. Disponibilidade em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1285 Acesso em: 25 set. 2019.

RICHTER, I. M. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das artes visuais. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2003.

RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

SANTOS, J. L. O que é cultura. São Paulo: Brasilense, 2005.

SOEIRO, A. R. Conversas com Nice. Fortaleza: Gráfica LCR, 2011.

Publicado
2020-08-18