O INSTAGRAM COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA: UM ESTUDO DA HASHTAG #PAISAGEMCULTURAL
Resumo
O presente estudo objetiva verificar se o uso da hashtag #paisagemcultural no Instagram, contribuiu para a formação de uma comunidade engajada em discutir temas ligados ao patrimônio imaterial e em que medida a plataforma vem assumindo, ainda que indiretamente, um papel educativo. Para tanto, foram coletados todos os 1.591 posts que utilizaram a hashtag, tabulados e categorizados de acordo com as combinações de hashtags utilizadas, número de curtidas, comentários e informações que constam dos perfis que utilizaram o marcador #paisagemcultural. Os resultados indicam que um núcleo inicial de arquitetos e pesquisadores, ligados a algumas instituições publicas, começou a disseminar a hashtag em suas postagens e, posteriormente, outros segmentos dela se apropriaram (agências de turismo, vlogs de viagem, empresas de venda de materiais de consumo e de serviços) e aliaram às suas estratégias de divulgação recursos da prática educativa em contextos não formais, contribuindo para ampliar o conhecimento sobre o tema.
Referências
BIRKS, Hilary H. BIRKS, H.J.B, KALAND, P.E e MOE, D. (ed.). The Cultural Landscape: Past, Present and Future. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
CARVALHO, Raquel e MARQUES, Teresa. “A evolução do conceito de paisagem cultural”. GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território, Porto-PT, no. 16, 2019. Disponibilidade em: http://dx.doi.org/10.17127/got/2019.16.004. Acesso em: 2 mai. 2020.
CILO, Hugo. “Facebook cai, Instagram cresce“. Isto é Dinheiro, 06/03/2020. Disponibilidade em: https://www.istoedinheiro.com.br/facebook-cai-instagram-cresce/. Acesso em: 2 mai. 2020.
HARVEY, David. Condição pós-moderna: Uma Pesquisa sobre as Origens da Mudança Cultural. São Paulo: Loyola, 1992.
IBBA, S., ORRÙ, M., PANI, F. e PORRU, S. “Hashtag of Instagram: From Folksonomy to Complex Network”. Proceedings of the 7th International Joint Conference on Knowledge Discovery, Knowledge Engineering and Knowledge Management (IC3K 2015) - Volume 2: KEOD, p. 279-284
INSTITUTO DOS ARQUITETOS DO BRASIL. IAB estreia no Instagram e sorteia livro. 30/04/2014. Disponibilidade em: <https://iab.org.br/noticias/iab-estreia-no-instagram-e-sorteia-livro>. Acesso em: 6 mai. 2020.
LAROSSA, Luciano. “Como medir o Engajamento do meu Instagram”. In: Luciano LAROSSA Blog. 29/07/2019. Disponibilidade em: <https://lucianolarrossa.com/como-medir-engajamento-meu-instagram/>. Acesso em: 12 mai. 2020.
MAGARELLI, Ana Luísa de Lima e DINIZ, Luis Felipe Miranda. Teorias do patrimônio cultural e suas transformações: da preservação dos bens materiais à paisagem cultural. Relatório de Pesquisa de Iniciação Científica, UNICEUB, Brasília, 2019. Disponibilidade em: <https://www.uhumanas.uniceub.br/pic/article/view/6366/4384>. Acesso em: 2 mai. 2020.
MAGALHÃES, Maria Cristina. “Patrimônio e paisagem cultural: reflexões sobre a preservação das paisagens urbanas contemporâneas”. Revista CPC, São Paulo, n.15, p. 007-026, nov. 2012/abr. 2013. Disponibilidade em: <http://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/61287>. Acesso em: 9 mai. 2020
MOREIRA, Fabrício Soares; SOUSA, Dayse Freitas de; FARIAS, José Ray Martins; VITAL, Adriana de Fátima Meira. “Novas mídias: Instagram como ferramenta de educação em solos”. Anais CONADIS, V. 1, 2018. Disponibilidade em: <https://editorarealize.com.br/revistas/conadis/trabalhos/TRABALHO_EV116_MD4_SA13_ID815_21112018192816.pdf>. Acesso em: 21 mai. 2020.
RIBEIRO, Rafael Winter. Paisagem cultural e patrimônio. Rio de Janeiro: IPHAN/COPEDOC. 2007.
SANTOS, Marco Antonio I. e MARTINS, Suzana Calado. Barroca – Cultura e Turismo – Home Page. 2016. Disponibilidade em: <http://barroca-culturaeturismo.pt/quem-somos/>. Acesso em: 21 mai. 2020.
SCIFONI, Simone. “Paisagem cultural - verbete”. In: GRIECO, Bettina; TEIXEIRA, Luciano; THOMPSON, Analucia (Orgs.). Dicionário IPHAN de Patrimônio Cultural. 2. Rio de Janeiro, Brasília: IPHAN/DAF/Copedoc, 2016.
SILVA, Carolina Morais R.; CASTRO FILHO, José Aires de; Freire, Raquel Santiago. “Instagram e educação: a aprendizagem significativa de língua estrangeira em contextos não-formais de ensino”. Anais dos Workshops do VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2018), 2018. Disponibilidade em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/8317>. Acesso em: 16 mai. 2020.
SOCIALBAKERS. Stats. Abril/2020. Disponibilidade em: <https://www.socialbakers.com/statistics>. Acesso em: 14 mai. 2020.
SOCIALBAKERS. Instagram Engagement: Everything You Need to Know [Exclusive Stats]. 2012. Disponibilidade em: <https://www.socialbakers.com/statistics>. Acesso em: 2 mai. 2020.
SOUTHERN, Matt. Instagram Sees Greatest Gains From Recent Social Media Spikes. 27 de abril de 2020. Disponibilidade em: <https://www.searchenginejournal.com/instagram-growth-in-2020/364490/#close>. Acesso em: 11 mai. 2020.
UNESCO. Cultural Landscape. 2020. Disponibilidade em: <https://whc.unesco.org/en/culturallandscape/ >. Acesso em: 8 mai. 2020.
UNESCO. “Guidelines on the inscription of specific types of properties on the World Heritage list”. Operational Guidelines for the Implementation of the World Heritage Convention. 2017. Disponibilidade em: <https://whc.unesco.org/archive/opguide08-en.pdf#annex3>. Acesso em: 6 mai. 2020.
WAL T. V. “Online information folksonomy presentation posted”. Personal Infoclud. 2006. Disponibilidade em: <https://www.personalinfocloud.com/blog/2006/1/16/online-information-folksonomy-presentation-posted.html>. Acesso em: 27 mai. 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).