A FORMAÇÃO DE PRODUTORES RESPONSIVOS DE TEXTOS NA ESCOLA VIRTUAL: O QUE A LINGUÍSTICA APLICADA PROPÕE?

Palavras-chave: Escrita Responsiva. Interação-Verbal. Linguística Aplicada.

Resumo

Este artigo pretende abordar a formação de produtores responsivos de texto no âmbito da escola virtual (em contexto de isolamento social, tanto o ensino fundamental II, quanto o ensino médio), além disso, será verificado como as recentes propostas em Linguística Aplicada trazem contribuições que enriquecem tal temática. Percebeu-se que o ensino de escrita responsiva, configura-se como preponderante no papel de formar sujeitos capazes de movimenta-se de forma interacional na sociedade, mesmo diante de situações (como a pandemia que ora afeta o mundo) comunicativas como as que atingem diretamente a sociedade e a escola. Para isso, o presente estudo ancora-se na teoria sobre interação–verbal e nas recentes pesquisas sobre Linguística Aplicada. Ao final, constatou-se que o campo para pesquisas em LA, no trato com o ensino de escrita responsiva, é diversificado e aberto a novas visões, visto que a sociedade se pluraliza depressa e a escola deve acompanhar tais transformações.

 

Biografia do Autor

Richardson Carvalho Melo, UFT

Formado Letras pela UFT (Fundação Universidade Federal do Tocantins), Mestrando em Linguística Aplicada pela UFT/PPG-Letras (Programa de Pós-Graduação em Letras). 

Referências

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação/Irandé Antunes. São Paulo: Parábola Editorial, 2003 – (série Aula,1);
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 4. Ed. Saraiva, 1990;
BRASIL, Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa/ secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: 144p. 1997;
BAKHTIN, Mikhail, VOLOSHINOV, V.N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Tradução: Annablume editora, São Paulo, 10. ed./ 2002/1997;
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovicht. Estética da Criação Verbal. Tradução feita a partir do francês por Maria Ermmantina Galvão; revisão da tradução Marina Appenzeller – 3. ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2000;
CELANI, M.A.A. A relevância da Linguística Aplicada na Formação de uma política educacional brasileira. In: FORTKAMP, M. B. M.; TOMITCH, L. M. B. (org.). Aspectos da Linguística Aplicada: estudos em homenagem ao professor Hilário Inácio Bohn, 2.ed. Florianópolis: Insular, 2008.p.17-32;
FUZA, Ângela Francine; RODRIGUES, Paulo Cezar. LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISPOSITIVO DE ENSINO OU DISPOSITIVO DE CONTROLE? Revista CAMINHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA, Volume 17, Número 3, 2º sem 2017p. 174-191. Disponível em: http://periodicos.unitau.br/ojs-2.2/index.php/caminhoslinguistica - - ISSN 2176-8625;
FUZA, Ângela Francine, MENEGASSI, Renilson José. A escrita na sala de aula do ensino fundamental. Relatório final de pesquisa desenvolvido no Programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Maringá, no período de agosto de 2006 a julho de 2007;
GARCEZ, Lucília Helena do Carmos. A escrita e o outro: os modos de participação na construção do texto. Ed. Universidade de Brasília UNB 1998, 173p;
VOLÓCHINOV, Valentin. Discurso na vida e discurso na arte (sobre a poética sociológica). Trad. Carlos Alberto Faraco e Cristovão Tezza, para uso didático, com base na tradução inglesa de I. R. Titunik. Discourse in Life and Discourse in Art – Concerning Sociological Poetics. In: V. N. Voloshinov, Freudism. New York: Academic Press, 1976. [1 ed. russa 1926];
KLEIMAN, Ângela B. Agenda de pesquisa e ação em Linguística Aplicada: problematizações. In: MOITA LOPES, L. P. da. (org.) Linguística Aplicada na modernidade recente: festschrift para Antonieta Celani 1 (2013): 39-58;
MARCHUSCHI, Luiz Antônio. Produção Textual, análise dos gêneros e compreensão. – São Paulo: Parábola Editorial, 2008, 296p;
PENYCOOK, A. Uma Linguística Aplicada Transgressiva. In: MOITA LOPES ,L., P. Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, p. 67-84
Publicado
2021-06-28