ANÁLISE DO DISCURSO DE POSSE DO PRESIDENTE JAIR MESSIAS BOLSONARO
Resumo
A análise de enunciações presidenciais tem sido vista como instrumento para compreensão de construção da relação do Estado com os sujeitos percebidos na condição de governados. O presente trabalho tem por objetivo analisar ideologias que constituíram o discurso de posse do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro, doravante Presidente Bolsonaro, na sessão de posse no Congresso Nacional em 2019. Teve como Metodologia a Análise de Discurso (AD) na perspectiva do materialismo histórico-dialético. As sequências discursivas (SD) foram organizadas em seis categorias. Concluiu que a formação discursiva apresentou predominância da ideologia conservadora de viés religioso e de modo secundário os valores liberais.
Referências
ANDRADE, D. P. O que é o neoliberalismo? A renovação do debate nas ciências sociais. Revista Sociedade e Estado–Volume, v. 34, n. 1, p. 211, 2019.
BIAZIN, F. R. B. Análise do discurso de posse do presidente Luís Inácio Lula da Silva em 2003: um balanço dos 08 anos de governo com atenção na área da educação. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em História, Universidade Federal da Fronteira do Sul, Erechim, 2018.
BRASIL. Câmara Federal. Jair Bolsonaro – Biografia. Disponível:
BRASIL. IBGE. Mapa do Censo Demográfico. 2010. Disponível:
CARVALHO, L. M. O cadete e o capitão. São Paulo: Todavia, 2019.
CAVALCANTE, M. S. A. O. Linguagem, discurso e ideologia – a materialidade dos sentidos. Alagoas: Edufal, 2017.
COURTINE, J.J. Definition e’ Orientations Théoriques et Méthodologiques en Analyse de Discours, in Philosophiques, v. 9, n. 2, Paris, 1984.
ERICSON, S. Enfermagem e discurso: Imbricações sob a lógica do Capital. Alagoas: Edufal, 2016.
FOLHA UOL. Leia a íntegra do discurso de Bolsonaro na cerimônia de posse no Congresso. Disponível:
FRIGOTTO, G. Educação e Crise do Capitalismo Real. São Paulo: Cortez, 2007.
LEITÃO, H. A. L. Coisas do gênero: Diversidade e desigualdade. Alagoas: Edufal, 2011.
MARX, K. Para a crítica da economia política. São Paulo: nova Cultural, 1996.
MATOS, S. T. S. Conceitos primeiros de neoliberalismo. Mediações-Revista de Ciências Sociais, v. 13, n. 1/2, p. 192-213, 2008.
ORLANDI, E. P. Análise de discurso: Princípios e Procedimentos. São Paulo: Pontes, 2012.
PIMENTEL, E. Uma “Nova Questão Social”? Raízes materiais e humano-sociais do pauperismo de ontem e de hoje. Maceió: EDUFAL, 2007.
SARDER, F; PABLO, G. Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado: Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
TEIXEIRA, J. S. F.; ALVES, G; NETO, J. M.; OLIVEIRA, M.A. Neoliberalismo e reestruturação produtiva: As novas determinações do mundo do trabalho. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1998.
TONET, I. Marxismo, religiosidade e emancipação humana. Alagoas: Coletivo Veredas, 2018.
WEBER, M. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Martin Claret, 2009.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).