ANÁLISE DO DISCURSO DE POSSE DO PRESIDENTE JAIR MESSIAS BOLSONARO

Palavras-chave: Análise do Discurso. Discurso Presidencial. Jair Bolsonaro.

Resumo

A análise de enunciações presidenciais tem sido vista como instrumento para compreensão de construção da relação do Estado com os sujeitos percebidos na condição de governados. O presente trabalho tem por objetivo analisar ideologias que constituíram o discurso de posse do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro, doravante Presidente Bolsonaro, na sessão de posse no Congresso Nacional em 2019. Teve como Metodologia a Análise de Discurso (AD) na perspectiva do materialismo histórico-dialético. As sequências discursivas (SD) foram organizadas em seis categorias. Concluiu que a formação discursiva apresentou predominância da ideologia conservadora de viés religioso e de modo secundário os valores liberais.

Biografia do Autor

José da Silva, Instituto Federal de Alagoas

Graduado em Letras-Português pela Universidade Estadual de Alagoas. Especialista em Linguagem e Práticas Sociais pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL). 

José Edson Ferreira de Lima, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduado em Letras pela Universidade Estadual de Alagoas. Professor Colaborador na Pós-Graduação Lato Sensu em Linguagem e Práticas Sociais do Instituto Federal de Alagoas. 

Referências

ALMEIDA, R. Bolsonaro presidente: conservadorismo, evangelismo e a crise brasileira. Novos estudos. CEBRAP, São Paulo, v. 38 n 01, p. 185-213. jan.–abr. 2019.
ANDRADE, D. P. O que é o neoliberalismo? A renovação do debate nas ciências sociais. Revista Sociedade e Estado–Volume, v. 34, n. 1, p. 211, 2019.
BIAZIN, F. R. B. Análise do discurso de posse do presidente Luís Inácio Lula da Silva em 2003: um balanço dos 08 anos de governo com atenção na área da educação. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em História, Universidade Federal da Fronteira do Sul, Erechim, 2018.
BRASIL. Câmara Federal. Jair Bolsonaro – Biografia. Disponível: . Acesso 25 mai. 2020.
BRASIL. IBGE. Mapa do Censo Demográfico. 2010. Disponível: . Acesso 25 mai. 2020.
CARVALHO, L. M. O cadete e o capitão. São Paulo: Todavia, 2019.
CAVALCANTE, M. S. A. O. Linguagem, discurso e ideologia – a materialidade dos sentidos. Alagoas: Edufal, 2017.
COURTINE, J.J. Definition e’ Orientations Théoriques et Méthodologiques en Analyse de Discours, in Philosophiques, v. 9, n. 2, Paris, 1984.
ERICSON, S. Enfermagem e discurso: Imbricações sob a lógica do Capital. Alagoas: Edufal, 2016.
FOLHA UOL. Leia a íntegra do discurso de Bolsonaro na cerimônia de posse no Congresso. Disponível: . Acesso 25 mai. 2019.

FRIGOTTO, G. Educação e Crise do Capitalismo Real. São Paulo: Cortez, 2007.
LEITÃO, H. A. L. Coisas do gênero: Diversidade e desigualdade. Alagoas: Edufal, 2011.
MARX, K. Para a crítica da economia política. São Paulo: nova Cultural, 1996.
MATOS, S. T. S. Conceitos primeiros de neoliberalismo. Mediações-Revista de Ciências Sociais, v. 13, n. 1/2, p. 192-213, 2008.
ORLANDI, E. P. Análise de discurso: Princípios e Procedimentos. São Paulo: Pontes, 2012.
PIMENTEL, E. Uma “Nova Questão Social”? Raízes materiais e humano-sociais do pauperismo de ontem e de hoje. Maceió: EDUFAL, 2007.
SARDER, F; PABLO, G. Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado: Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
TEIXEIRA, J. S. F.; ALVES, G; NETO, J. M.; OLIVEIRA, M.A. Neoliberalismo e reestruturação produtiva: As novas determinações do mundo do trabalho. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1998.
TONET, I. Marxismo, religiosidade e emancipação humana. Alagoas: Coletivo Veredas, 2018.
WEBER, M. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Martin Claret, 2009.
Publicado
2021-07-16