BRASIL EM CENA: O INDÍGENA NO CONTEXTO DO DESCOBRIMENTO E O TEATRO DE EVANGELIZAÇÃO
Resumo
Este artigo apresenta aspectos relevantes da Carta, de Pero Vaz de Caminha, a partir da contextualização do processo de ocupação e da exploração da nova terra em relação aos primeiros contatos dos portugueses com os indígenas. Objetiva-se examinar a herança portuguesa e as primeiras matrizes que marcaram o teatro de evangelização, com elementos e características locais, evidenciando a presença de um ator cômico (gracioso) e dos seus primeiros contatos com os indígenas que habitavam no Brasil. Os teóricos que embasam o estudo são Sousa (1960), Faria (2012), Arêas (2003) e Prado (1993). Concluiu-se que o século XVII marcou o declínio do teatro jesuítico, pelo menos no que diz respeito a espetáculos com a finalidade catequista, porque a obra missionária já estava consolidada, uma vez que os jesuítas detinham o monopólio da educação, agrupando os curumins e os filhos dos colonos para serem espiritualmente formados e culturalmente educados, de norte a sul do Brasil, em seus colégios.
Referências
ARÊAS, Vilma. Iniciação à comédia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.
______. “Anchieta e Gil Vicente: Linhas de prumo e linhas de flutuação”. Revista Semear 8. Depto. Letras/PUCRJ, Vol. 8, Rio de Janeiro, 2003. Disponível em: <http://www.letras.puc-rio.br/unidades&nucleos/catedra/revista/8Sem_13.html>. Acesso em: 20 ago. 2015.
______. Na tapera de Santa Cruz: Uma leitura de Martins Pena. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
FARIA, João Roberto de. História do teatro brasileiro. Vol I: Das origens ao teatro profissional da primeira metade do século XX. São Paulo: Perspectiva: SESCSP, 2012.
HELIODORA, Bárbara. Caminhos do teatro ocidental. São Paulo: Perspectiva, 2013.
PRADO, Décio de Almeida. Teatro de Anchieta a Alencar. São Paulo, Perspectiva, 1993.
RUEDA, Lope de. Lope de Rueda. Selección y Prólogo de Salvador Novo y Mercedes Lopes Antuñano. México: La biblioteca enciclopedica popular, 1946.
SOUSA, José Galante de. O teatro no Brasil. Evolução do teatro no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro/MEC, 1960, Tomo I.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).