CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE: INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE UM CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIO
Resumo
Esta investigação teve como objetivo compreender as concepções dos estudantes do Curso Normal sobre as temáticas de corpo, gênero e sexualidade, desconstruindo os estereótipos sociais. Através de pesquisa de campo, inicialmente os sujeitos responderam um questionário, posteriormente houve uma intervenção com vídeo e apresentação de slides com exposição de reflexões a partir de referencial teórico, bem como uso de histórias em quadrinhos, “tirinhas”, imagens para a desconstrução de estereótipos, em seguida a partir da apresentação os estudantes puderam alterar suas respostas, demarcando os novos conhecimentos. As análises dos resultados foram realizadas por meio de categorias temáticas definidas a priori: concepção de corpo; concepção de sexo e sexualidade; concepção de gênero; importância do estudo das temáticas; participação em atividades referentes à sexualidade e gênero. Sendo assim, é importante que estas temáticas estejam presentes no contexto da formação inicial, dialogando sobre assuntos que ainda hoje são considerados tabus sociais.
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