INTERDISCIPLINARIDADES E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS A PARTIR DAS CATEGORIAS PAISAGEM E LUGAR NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Palavras-chave: Geografia. Cidade. Paisagem. Lugar.

Resumo

Este artigo objetiva analisar as categorias geográficas paisagem e lugar no que diz respeito às suas contribuições para a promoção de práticas docentes interdisciplinares, integradas e holísticas em espaços urbanos. Por meio de pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, tomamos como local de referência a cidade de Fortaleza - CE e como etapa escolar de investigação o ensino fundamental em sua quinta série. Observamos que o estímulo à leitura e interpretação das diferentes paisagens da cidade pode motivar o educando para que desenvolva autonomia, criticidade e apreensão da realidade do lugar onde se insere e com o qual se relaciona. Assim, essas práticas auxiliam na formação de indivíduos compromissados com o pleno exercício da cidadania e para o necessário enfrentamento dos problemas sociais que os desafiam.     

Biografia do Autor

Edvar Ferreira Basílio Ferreira Basílio, Universidade Federal do Ceará

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGE - UFC), na Linha de Pesquisa: Educação, Currículo e Ensino, no Eixo Temático: Formação Docente. Desenvolve investigação tomando a cidade e os espaços urbanos como referência para o ensino-aprendizagem na educação básica, sob orientação do professor Dr. Luis Távora Furtado Ribeiro. Licenciado e Bacharel em Geografia, com habilitação em Estudos Geográficos Regionais pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Especialista em Educação Ambiental e em Gestão Escolar Integrada. Atuou como gestor escolar. Docente da rede oficial de ensino do Estado do Ceará

Diana Nara da Silva Oliveira , Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora Substituta da Universidade Estadual do Ceará.

Luis Távora Furtado Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1983); mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1990) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2002). Concluiu Estágio Pós-doutoral na École de Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) sob a supervisão de Michel Löwy com bolsa CNPq. É professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, atuando na graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado em Educação) nas linhas: Educação, Currículo e Ensino e História e Memória da Educação. Foi diretor eleito da Faculdade de Educação da UFC por 2 mandatos entre 2003-2011. Professor colaborador do mestrado intercampi Feclesc/Fafidam em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Coordena o Projeto de Pesquisa Intitulado ASPECTOS HISTÓRICOS E ATUAIS SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL. Foi professor da educação básica por 10 anos. Tem cursos na área de educação no Instituto Aharon Ofri em Israel e no CPEIP no Chile. Atua nas áreas formação de professores; política educacional e financiamento da educação; movimentos sociais e escola; ensino de história e geografia; história da educação; sociologia e filosofia da educação; educação e religião; diretrizes curriculares; metodologias de ensino e ética. . Foi presidente do Fórum de Diretores de Centros e Faculdades de Educação das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR). É membro da Anfope (Associação Nacional para Formação de Profissionais em Educação) e colabora com o Instituto Anísio Teixeira (INEP/MEC) na qualidade de Avaliador do Basis para reavaliação e supervisão especial dos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais em todo o Brasil. Membro do COMITÉ DE PARRAINAGE DU SÉMINAIRE ?MARX AU XXIe SIÈCLE? do .Le Centre d?Histoire des Systèmes de Pensée Moderne (CHSPM) Paris 1, PANTHÉON Sorbonne. Professor-pesquisador do CONVÊNIO DE COLABORAÇÃO ENTRE A L?UNIVERSITÉ PARIS 1 PANTHÉON-SORBONNE (LABORATOIRE PHARE - PHILOSOPHIE, HISTOIRE ET ANALYSE DES REPRE¬SEN¬TATIONS ÉCONOMIQUES), A LINHA DE PESQUISA MARXISMO, EDUCAÇÃO E LUTA DE CLASSES (E-LUTA) DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) E O MESTRADO ACADÊMICO INTERCAMPI EM EDUCAÇÃO E ENSINO (MAIE), DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ.. Professor-pesquisador do Convênio de Colaboração entre o Programa de Mestrado em Antropologia de Iberoamérica da Universidade de Salamanca (MAI) e Linha de Pesquisa Marxismo, Educação e Luta de Classes (E-Luta) do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 02 mai. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC, 1998. Parâmetros Curriculares Nacionais: geografia. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/geografia.pdf Acesso em: 30 dez. 2019.

CARLOS, A. F. A. O lugar no/do mundo. São Paulo: Hucitec, 2007.

CARRANO, P. C. R. Juventudes e cidades educadoras. Petrópolis, R.J: Vozes, 2003.

CASTROGIOVANNI, A. C.; CALLAI, H. C.; SCHÄFFER, N. O.; KAERCHER, N. A. (Org.) Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 2. ed. Porto Alegre: UFRGS- Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Porto Alegre, 1999.

CAVALCANTI, L. S. A Geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana contemporânea. Campinas, S.P: Papirus, 2008.

CERQUEIRA, D. Trajetórias individuais, criminalidade e o papel da educação. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea. Boletim de análise político-institucional, n. 9, jan-jun. 2016. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/boletim_analise_politico/160908_bapi9_4_reflexao2.pdf Acesso em: 21 abr. 2020.

CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço: um conceito-chave da Geografia. In: CASTRO, I. E. GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Org). Geografia: conceitos e temas. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

FAZENDA, I. (Org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

______, I. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.

MARCÍLIO, M. L. História da Alfabetização no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016.

MONTE, R. Bairros de Fortaleza possuem forte influência da cultura indígena. Tribuna do Ceará, Fortaleza, 10 abr. 2015. Caderno Cotidiano. Disponível em: https://tribunadoceara.com.br/noticias/cotidiano-2/nomes-de-bairros-de-fortaleza-possuem-forte-influencia-da-cultura-indigena/ Acesso em: 29 abr. 2020.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender geografia. São Paulo: Cortez, 2009.

SALES, L.B.F. Análise socioambiental do baixo curso do rio maranguapinho na cidade de Fortaleza-CE: relações sociedade x natureza. 2004. 133 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio-Ambiente- Prodema, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2004.

SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. 6. ed. São Paulo: Edusp, 2008.

______, M. A natureza do espaço: técnica e tempo - razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2002.

______, M. O espaço do cidadão. 4. ed. São Paulo: Nobel, 1998.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

TUAN, Y. F. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL, 1983.

UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/perguntas-frequentes. Acesso em: 19 abr. 2020.

Publicado
2020-08-18