TECNOLOGIA SOCIAL EDUCACIONAL PARA IDOSOS, INOVAÇÃO E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Palavras-chave: Idoso. Tecnologia Social. Ensino. Extensão Universitária.

Resumo

Esse artigo uma pesquisa qualitativa de revisão de literatura, tem por objetivo refletir sobre o papel da extensão universitária no diálogo com a comunidade com base na experiência da Tecnologia Social (TS) Universidade da Maturidade (UMA). A UMA é uma proposta de educação não formal destinada para as pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. A principal relevância da Extensão Universitária é dialogar com a comunidade, na busca de subsídios que permitam dar respostas aos anseios da sociedade. Nesse sentido, dentre as diversas possibilidades de realizar a extensão universitária, a TS tem sido considerada uma estratégia adjuvante de promoção de protagonismo social. A tecnologia Social não é um modelo pronto. As comunidades se apropriam das tecnologias desenvolvidas e assumem o protagonismo dos processos.

Biografia do Autor

Wesquisley Vidal de Santana, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestrando em Ensino e Saúde pela Universidade Federal do Tocantins. Pós-graduação latu sensu em Fisiologia do Exercício (FAETE-PI) e Coordenação Pedagógica UFT- Arraias-TO. m Graduação em Educação Física pela Fundação UNIRG.

Luiz Sinésio Silva Neto

Doutorado em Ciências e Tecnologia em Saúde-UNB-DF. Mestrado em Gerontologia-UCB-DF. Especialização em Gerontologia- UFT-TO. Graduação em Educação Física. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins do curso de Medicina onde coordena as disciplinas, Saúde do Idoso, Nutrologia e participa da Comissão de TCC. Coordena e é docente do programa "Universidade da Maturidade-UMA" na Universidade Federal do Tocantins. É professor efetivo dos Mestrados em Ensino em Ciência e Saúde e Saúde da Família da Universidade Federal do Tocantins. 

Neila Barbosa Osório, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-Doutorado em Educação pela UEPA/PA. Doutora em Ciência do Movimento Humano pela UFSM/RS foi premiada em 1999 como Pioneira em Educação de Velhos no Estado de Mato Grosso do Sul. Em 2004 ingressa como professora pesquisadora na Universidade Federal do Tocantins no Colegiado de Pedagogia. Docente do Mestrado em Educação da UFT na linha de Pesquisa Estado, Sociedade e Práticas Educativas, trabalhando especialmente com Práticas da Intergeracionalidade. Autora do Programa Universidade da Maturidade - UMA, que é referência em Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil em 2012.

Referências

ALMEIDA, A. S. de. A Contribuição da Extensão Universitária para o Desenvolvimento de Tecnologias Sociais. In: Tecnologia Social para o Desenvolvimento Sustentável. RTS. 2. Ed., Brasília/DF: 2010.

ALVES, M. G. Aprendizagem ao longo da vida: entre a novidade e a reprodução de velhas desigualdades. Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Revista Portuguesa de Educação, 2010, 23(1), pp. 7-28

CAMARGOS, Mirela Castro Santos; GONZAGA, Marcos Roberto; COSTA, José Vilton and BOMFIM, Wanderson Costa. Estimativas de expectativa de vida livre de incapacidade funcional para Brasil e Grandes Regiões, 1998 e 2013. Ciência, saúde coletiva [online], vol.24, n.3, 2019. D isponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-81232019000300737&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 10 jan. 2020.

CARBONARI, M. E. E.; PEREIRA, A. C. (2015). A extensão universitária no Brasil, do assistencialismo à sustentabilidade. Revista de Educação, 10.

CERICATTO, S.K. Uma Alternativa de Prática Educativa para Redução da Exclusão Social na Velhice dos Tocantinenses. Dissertação de Mestrado-Orientadora Dra. Neila Barbosa Osório. PPGE, Palmas, Tocantins, 2018.

COSTA, A.P. Era Uma Vez: A História de Velhos com Base Freiriana para Promoção da Intergeracionalidade na Educação Infantil. Dissertação de Mestrado-Orientadora Dra. Neila Barbosa Osório. PPGE, Palmas, Tocantins, 2019.

DAGNINO, R. A tecnologia social e seus desafios. In: Fundação Banco do Brasil. Tecnologia Social: uma estratégia para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: Fundação Banco do Brasil, 2004. p. 187-209.

DELORS, J. et al. Educação um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, UNESCO, 2001.

DOLL, J. Educação e Envelhecimento - fundamentos e perspectivas. A terceira idade, 19(43), 7-26, 2008..

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo: Loyola, 1979.

FBB. Prêmio de Tecnologia Social. Disponível em: http://www.fbb.org.br/tecnologiasocial/premio-fbb-de-tecnologia-social/. Acesso em: 05 abr. 2020.

FORPOREX. Política Nacional de Extensão Universitária. Porto Alegre: Gráfica da UFRGS, PA/RS, 2012.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, 2016-2018.

IBGE. Estimativas da População. 2008. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9103- estimativas-de-populacao.html?=&t=notas-tecnicas. Acesso em: 08 mar. 2020.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Tábua completa de mortalidade para o Brasil – 2014: Breve análise da evolução da mortalidade no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE; 2015.

ITS, Instituto de Tecnologia Social. Tecnologia social no Brasil: direito a ciência e ciência para cidadania. Caderno de Debate. Dão Paulo: Instituto da tecnologia social; 2004.

JAPIASSU, Hilton. Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.

KLOSSOWSKI, Andressa; FREITAS, Garcia; CESAR, Carlos; FREITAS, Flaviane Molina Pelloso. O envolvimento da universidade pública em relação à tecnologia social (2001 a 2011). Revista Tecnologia e Sociedade, vol. 12, núm. 26, 2016, pp. 61-80. Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba, Brasil. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=496654013005. Acesso em: 08 mar. 2020.

LIMA, Licínio. Aprender para ganhar, conhecer para competir: sobre a subordinação da educação na “sociedade da aprendizagem”. São Paulo: Cortez, 2012

LINSINGEN, Irlan Von; CORRÊA, Raquel Folmer. Perspectivas educacionais em tecnologias sociais: autoria, inclusão e cidadania sociotécnica, 2015

NOGUEIRA, M. das D. P. Extensão universitária no Brasil: uma revisão conceitual. In. FARIA, D. S. de (Org.). Construção conceitual da extensão universitária na América Latina. Brasília: Universidade de Brasília, 2001.

OLIVEIRA, F.; GOULART, P. M. Fases e faces da extensão universitária: rotas e concepções. Rev. Ciênc. Ext. v.11, n.3, p.8-27, 2015.

OSÓRIO, Neila Barbosa; SOUZA, D. M.; SILVA NETO, Luiz Sinésio. Universidade da Maturidade: ressignificando vidas. (2013).Disponível em: http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2013/JornadaEixo2013/anais-eixo8- direitosepoliticaspublicas/universidadedamaturidade-ressignificandovidas.pdf. Acesso em: 10. mar. 2020.

OSÓRIO, Neila Barbosa. & SILVA, Luis Sinesio Neto. UMA: Portal Universidade da Maturidade do Tocantins. Disponível em: http://www.uft.edu.br/uma/. Acesso em: 10 abr 2020.

PPP – Projeto Político Pedagógico. Universidade da Maturidade - UMA – UFT, 2011.

PPP- Projeto político Pedagógico. UMA, UFT, Palmas, Tocantins, 2018.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Universidade FEEVALE. 2ª edição. Novo Hamburgo, RS, 2013.

REDE DE TECNOLOGIA SOCIAL - RTS (Brasil) (Org.). Tecnologia Social e Desenvolvimento Sustentável: Contribuições da RTS para a formulação de uma Política de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação – Brasília/DF: Secretaria Executiva da Rede de Tecnologia Social (RTS), 2010.

RIBEIRO, R. J. Prefácio: o sapo e o príncipe. In: ALMEIDA FILHO, N. Universidade nova: textos críticos e esperançosos. Brasília/Salvador: UNB/ Edufba, 2007. p. 11-18.

STABENOW, WW; ELLIOTT, DL. Tecnologia e expectativa de vida: o legado do século XX, os desafios do século XXI. Vida, 2017.

VILLAS-BOAS, S.; OLIVEIRA, A.L.; RAMOS,N.; MONTEIRO, I. A educação intergeracional no quadro da educação ao longo da vida - Desafios intergeracionais, sociais e pedagógicos. Investigar em Educação - II ª Série, Número 5, 2016.

Publicado
2021-12-16
Seção
Artigos