A IDENTIDADE DOCENTE: ENTRE PROJETOS IMPLEMENTADOS E IDEALIZADOS

Palavras-chave: Identidade docente. Ratio Studiorum. Escola Nova. Pedagogia Tecnicista.

Resumo

O artigo foca a constituição da identidade docente. Visa a compreender como projetos educacionais, histórico-socialmente produzidos, impactaram na constituição da identidade docente. Com o olhar voltado para as diretrizes e metas de formação de professores de cada um dos projetos, escolheram-se o Ratio Studiorum, projeto jesuítico implantado no Brasil colonial, de 1599 a 1759, o Manifesto dos Pioneiros de Educação Nova de 1932, nos primórdios da industrialização no Brasil, e o projeto de Pedagogia Tecnicista do regime civil-militar de 1964 a 1985. Com caráter ensaístico, é uma reflexão teórico/bibliográfica em diálogo com autores que abordam a temática. Relativamente a cada um dos projetos apontados, a reflexão se estrutura em dois movimentos: primeiro se busca compreender cada um dos projetos e, em seguida, tecem-se ponderações acerca dos impactos de cada um deles na constituição da identidade do professor.

Biografia do Autor

Martin Kuhn, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ – Ijuí/RS – Brasil e Universidad Autónoma de Madrid. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – Frederico Westphalen – RS.

 

Patrícia Fontana, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Mestra em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Frederico Westphalen - RS, Brasil.

Livio Osvaldo Arenhart , Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutor em Filosofia. Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul. 

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Publicado
2021-07-22