ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Palavras-chave: Adaptação cinematográfica. Literatura. Estratégia para o Ensino. Revisão integrativa.

Resumo

O significativo aumento de adaptações cinematográficas na atualidade tem acenado para a necessidade de aprofundamento em estudos sobre suas possíveis implicações na educação. O presente trabalho pretende identificar, por meio de revisão integrativa, as abordagens realizadas sobre adaptação fílmica e sua influência no campo educacional. Para isso, pesquisou-se artigos disponibilizados nos bancos de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico, Periódicos CAPES, Revista DEVIRES - Cinema e Humanidades e REBECA - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, entre dezembro/2019 e fevereiro/2020. O trabalho foi norteado pelos seguintes descritores: “cinema” e “literatura”, “adaptação cinematográfica/fílmica” e “ensino de literatura/educação”, delimitado o corpus desta pesquisa a 34 estudos, escritos em Língua Portuguesa. Após análise dos dados, concluiu-se que há um consenso sobre o reconhecimento da contribuição do cinema para a educação, sendo o uso do filme em sala de aula um potencial aliado à cognição. 

Biografia do Autor

Lilian Castelo Branco de Lima, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Pará. Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (2001). Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (2011). Participa do Grupo de Estudos Literários e Imagéticos. Atualmente é professora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e do Ensino Médio do Estado do Maranhão. Pesquisadora de educação e literatura indígena, tem experiência na área de Letras e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, educação, antropologia da educação e da saúde, metodologia da pesquisa científica. 

Antonio Ismael Lopes de Sousa, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Mestrando em Letras pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2011). Graduado em Letras (Português/Inglês e Literaturas) pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2009).  Atualmente é Assistente em Administração na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) / Campus de Balsas (MA).

Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal do Piauí - UFPI.  Graduada em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Professora da Graduação em Letras da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA/Balsas-Ma e do Mestrado em Letras da UEMASUL. 

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Publicado
2021-12-16
Seção
Artigos