O ENSINO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DE DOCUMENTOS: INSTRUMENTOS DE POSSIBILIDADES

  • Gillyane Dantas dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marlene Fernandes Ribeiro IFESP/RN
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Documentos Históricos. Aprendizagem Significativa.

Resumo

O presente trabalho reflete como os documentos históricos podem contribuir de maneira significativa para o ensino interdisciplinar das disciplinas de história e português no ensino fundamental. O objetivo principal deste escrito é apresentar como os inventários post-mortem, com suas especificidades históricas e textuais, podem contribuir metodologicamente para o desenvolvimento de aulas interdisciplinares. O aporte teórico-metodológico contou com a leitura de Vasconcellos (1995); Bacelar (2005); Bittencourt (2004); e a sistematização das análises pautou-se nos seguintes documentos: nos inventários post-mortem; na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); e nos Parâmetros Curriculares Nacionais de História e Português. Os inventários post-mortem mostram-se como documentos de característica serial cheios de possibilidades para estudo, sendo mais um meio para que a interdisciplinaridade esteja inserida na escola.

 

Biografia do Autor

Gillyane Dantas dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestra e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Marlene Fernandes Ribeiro, IFESP/RN

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Professora de Ensino Superior no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP/RN.

 

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Publicado
2020-07-07