O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA REFLEXÃO TEÓRICA E PRÁTICA
Resumo
Este trabalho discute a importância do uso dos gêneros textuais nas aulas de Língua Portuguesa com enfoque na formação continuada de professores da rede básica de educação do estado da Bahia. Para entender as elucidações presentes nessa pesquisa, buscamos compreender o trabalho didático fundamentado nos gêneros textuais, de acordo com a visão de Marcuschi (2008), Soares (2001), Bakhtin (1992), Geraldi (1997), Porto (2009), Oliveira (1997) dentre outros, atentando para as concepções de linguagem e as metodologias elencadas na prática pedagógica de professores de Língua Portuguesa. Este estudo é uma pesquisa qualitativa cujo método é o estudo de caso. Como resultado, verificamos que o processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa só ocorrerá de modo eficaz quando for fomentado e embasado no uso dos gêneros textuais, levando em consideração o contexto real em que os atores sociais fazem-se presentes.
Referências
ALMEIDA, Geraldo Peçanha. Dificuldades de Aprendizagem em Leitura e Escrita. Rio de Janeiro: Wak editora, 2017.
ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. 2ª ed. São Paulo: Parábola, 2009.
AUSTIN, John Langshaw. Quando dizer é fazer: palavras em ação. Trad. Danilo Marcondes de Souza Filho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
______. How to do things with the words. Cambridge, Massachusetts: Harvard University, 1995.
BAGNO, Marcos; STUBBS, Michael; GAGNÉ, Gilles. (orgs). Língua materna: Letramento, variação e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.
BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV, Valentín Nikoláievitch. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 2001.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionai. Brasília: MEC/SEF, 1997.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Tradução de Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 26ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
______. Pedagogia do oprimido. 41 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas, Mercado das letras/ABL, 1997.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo, Parábola Editorial, 2008.
OLIVEIRA, Martha Kohl. Vygostsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.
PORTO, Márcia. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba: Aymará, 2009.
SEARLE, John. Expression and meaning. USA. Cambridge, 1970.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 4ª Ed., Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).