INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE: FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Palavras-chave: Inclusão. Educação profissional. Deficiência visual. Práticas pedagógicas.

Resumo

Esta pesquisa trata acerca do processo de inclusão educacional no âmbito da Educação Profissional, a partir da perspectiva de professores/as do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), que atuam em turmas com estudantes com deficiência visual. Fundamenta-se nos estudos de Mantoan (2015), Pletsch (2014), e Silva (2009) quanto à formação docente na perspectiva inclusiva; Machado (2008) e Moura (2007) quanto às especificidades da Educação Profissional. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semipadronizadas (FLICK, 2009) e os resultados submetidos à análise qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). Os/as entrevistados/as destacaram os seguintes desafios: ausência de formação inicial, quanto à educação na perspectiva inclusiva; necessidade de adaptação metodológica e confecção/adaptação de materiais didáticos; o tempo necessário para o planejamento de aulas inclusivas. Afirmaram também que o interesse por temáticas inclusivas ocorreu a partir da chegada de alunos com deficiência em suas salas de aula.

Biografia do Autor

Eva Lídia Maniçoba de Lima, IFRN

Mestre em Educação Profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Pedagoga do IFRN, Campus Nova Cruz.

Olívia Morais de Medeiros Neta, UFRN

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora de Fundamentos da Educação do Centro de Educação da UFRN.

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Publicado
2020-07-07