A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES(AS) NO BRASIL: DO SÉCULO XX AO SÉCULO XXI

Palavras-chave: Profissão docente. Políticas Públicas Educacionais. Programas de formação.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar como se constituiu a formação continuada e seu marco legal no decurso da trajetória histórica brasileira. Para isso, optamos por uma revisão bibliográfica e análise documental acerca da Formação Continuada e de Políticas Públicas de Formação continuada, assim como, dos programas de formação continuada instituído por seu intermédio. Partimos da premissa de que a discussão acerca da formação docente se torna cada vez mais relevante e, de que, historicamente, essa formação tem sido marcada por avanços e retrocessos. O levantamento histórico-legal pauta-se nos estudos dos próprios documentos oficiais e na colaboração de autores como Vicentini e Lugli (2009), Alves (2010), Saviani (2005) e Dourado (2015). Os resultados encontrados contribuem para se compreender a formação continuada em uma perspectiva de política pública de um governo neoliberal.

Biografia do Autor

Elda Silva do Nascimento Melo, UFRN

Pós-Doutora em Educação pela Universidade de Valencia/UV/Espanha, Professora e Pró-reitora adjunta de Graduação da UFRN.

Camila Rodrigues dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestra e Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd/UFRN), Professora da Rede Municipal de Parnamirim e Natal-RN.

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Publicado
2020-07-07